Saneamento ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÁREA1 – FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

EDILENE LIMA
EDVAIR FERNANDES
JOILSON SANTOS COSTA
TATIANNE NAVARRO

PROJETO DE SANEAMENTO AMBIENTAL
Gestão de resíduos sólidos no bairro São Cristovão

Salvador – BA
2012
EDILENE LIMA
EDVAIR FERNANDES
JOILSON SANTOS COSTA
TATIANNE NAVARRO

Gestão de resíduos sólidos no Bairro São Cristovão




Trabalho da 2ª unidade dadisciplina Saneamento ambiental, como requisito parcial para obtenção de aprovação.
Orientador (a): Prof.ª Clélia Nobre de Oliveira







SALVADOR
2012

SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO
OBJETIVO
METODOLOGIA
ASPECTO DO SANEAMENTO E RESPECTIVOS IMPACTOS
ALTERNATIVA DE INTERVENÇÃO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ANEXOS

SALVADOR
2012
1. APRESENTAÇÃO

Agestão de resíduos sólidos se tornou indispensável ao nosso cotidiano, principalmente, nos dias atuais, onde temos uma grande demanda para tudo que é produzido e, ao mesmo tempo, descartamos determinados produtos com muita facilidade. Isso acontece porque vivemos em uma sociedade consumista e influenciada pelo modismo. Este fato é muito bem aproveitado pelos produtores, que visando o próprio lucro eusando a mídia como vitrine, estão sempre lançando novas versões, muitas vezes pouco diferente da existente e acabamos nos desfazendo do que temos, mesmo que ainda estejam em perfeitas condições de uso, para termos as últimas gerações.
Ligado a isso, podemos perceber que a Cidade de Salvador ainda carece de serviços associados a resíduos sólidos e a população não tem educação ambiental para lhe darcom os problemas e diminuir ou quando for gerado dar a devida disposição final aos resíduos. A coleta seletiva é uma importante ferramenta que deve ser implantada em todos os bairros, pois visa à separação dos resíduos e disposição adequada de cada um deles, essa é uma forma simples e eficiente de resolver os problemas.
A NBR 10004/2004 classifica os resíduos em duas classes. Os resíduos declasse l, que são os resíduos perigosos, e os resíduos classe ll, que são os não perigosos, estes são divididos em classe ll A- inertes e classe ll B - não inertes. No anexo 1 é encontrada uma tabela explicativa sobre as classes dos resíduos.
No Bairro de São Cristovão existem muitos problemas relacionados à disposição inadequada dos resíduos sólidos e isso gera um problema social, pois afetadiretamente a qualidade de vida dos moradores locais e desperdício de materiais com valor econômico agregado ou materiais que podem ser reutilizados.
Nesse trabalho procuramos expor a situação da área estudada e propor uma medida eficiente e adequada à cultura local, respeitando a lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional dos Resíduos sólidos.

2. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO

Obairro São Cristovão esta localizado no limite de Salvador com o município de Lauro de Freitas, tem como vizinhança os bairros de Itinga e Mussurunga, próximo ao aeroporto internacional Luís Eduardo Magalhães. Este foi o principal responsável pela expansão do povoado de São Cristovão, o bairro funcionava como dormitório dos trabalhadores do aeroporto e com a construção das rodovias (Estrada Velhado Aeroporto e Avenida Amaralina- Itapuã) atraiu muitos moradores para as proximidades em busca de emprego e, consequentemente, melhores condições de vida.
Também conhecido como Cascalheira, devido ao fato de sua área ter sido coberta por cascalhos, o bairro nada se parece com o que era antigamente, os moradores deste local são servidos de diversos tipos de serviços como transporte público, águade concessionária, energia, posto de saúde e um vasto comércio. Na imagem 1 podemos observar os limites do Bairro São Cristovão.

Figura:01 Localização Bairro são Cristovão. Fonte: Google Maps ( 2012).

De acordo com o Caderno da cidade- Uso e ocupação do solo, Salvador é divida em cinco macrounidades (imagem 2) e o Bairro de São Cristovão esta inserido na macrounidade 4 que...
tracking img