Burocracia de max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia: Teoria e Pesquisa Set-Dez 2001, Vol. 17 n. 3, pp. 249-255

Os Dois Conceitos Freudianos de Trieb1
Gilberto Gomes2 Universidade Federal Fluminense
RESUMO - Discutem-se o sentido e a tradução de “Trieb” (pulsão, instinto) e analisam-se os conceitos de pulsões sexuais, de autoconservação, de vida e de morte, nas obras de Freud. Evidencia-se que as duas teorias freudianas das pulsõesutilizam conceitos bem distintos sobre o que é pulsão. Na primeira, o conceito se define em função dos conceitos de fonte, pressão, objeto e alvo, que não se aplicam ao conceito da segunda. Esta não substitui totalmente aquela, mas a engloba. A partir de 1920, os mesmos termos (pulsão, sexual, libido) podem ser empregados em sentidos diferentes, segundo o contexto, dando margem a confusão.Palavras-chave: pulsão; instinto; Freud, metapsicologia.

The Two Freudian Concepts of Trieb
ABSTRACT - The meaning and translation of “Trieb” (drive, instinct) are discussed and the concepts of sexual drives, selfpreservation drives, life drives and death drive, in Freud, are analyzed. It is shown that the two Freudian theories of the drives use quite different concepts regarding what a drive is. Inthe first, the concept is defined in terms of source, pressure, object and aim, which are not applicable to the concept of the second. The latter does not fully replace the former, but includes it. After 1920, the same terms (drive, sexual, libido) are employed in different senses, which generates confusion. Key words: drive; instinct; Freud; metapsychology.

O objetivo deste trabalho érastrear, na obra freudiana, o conceito de “Trieb” (geralmente traduzido, ou como “pulsão”, ou como “instinto”), desfazendo alguns equívocos freqüentes e explorando suas articulações teóricas. É bem sabido que há, na obra de Freud, duas teorias sobre as pulsões. Um dos pontos importantes de nossa análise será o de mostrar que cada uma dessas teorias utiliza um conceito diferente de pulsão. O que muda nãoé apenas a concepção sobre quais são as pulsões fundamentais (pulsões sexuais e de autopreservação, na primeira teoria, e pulsões de vida e de morte, na segunda). Também se altera a própria concepção do que é uma pulsão. Na primeira teoria, a pulsão se define em função de quatro outros conceitos (fonte, alvo, objeto e pressão), que, como veremos, não se aplicam ao conceito da segunda teoria. Omesmo termo designa, em cada teoria, um objeto conceitual distinto. Outro ponto importante é que a segunda teoria não substitui inteiramente a primeira, mas a engloba, com algumas alterações. Isto também é fonte de confusão, pois, a partir de 1920, o mesmo termo pode ser empregado em sentidos diferentes, segundo o contexto.

Os Significados da Palavra “Trieb”
A palavra “Trieb”, na língua alemã,pode ser usada em vários sentidos. Um deles, pouco conhecido em nosso meio, é como sinônimo perfeito de “Instinkt”. É freqüente, em textos de biologia, “Trieb” e “Instinkt” serem usados de forma intercambiável, em referência aos instintos dos animais. Este uso, em que “Trieb” e “Instinkt” são sinônimos, também não é totalmente estranho a Freud (embora, em geral, ele os empregue em sentido diferente).Em “Psicologia das Massas e Análise do Eu”, Freud discute o conceito, do autor inglês Trotter, de “herd instinct” (instinto gregário ou, literalmente, “instinto do rebanho”) e ora ele o traduz por “Herdentrieb” (“pulsão do rebanho”), ora por “Herdeninstinkt” (“instinto do rebanho”), sem nenhuma distinção (Freud, 1921/1982, cap. IX, pp. 109-113). Em certo ponto, ele escreve: “Trotter dá a lista depulsões (ou instintos) [Triebe (oder Instinkte)] que considera primárias: as de auto-preservação, de nutrição, a sexual e a gregária.”3 Note-se que, se ele achasse descabida a tradução de “instinct” por “Trieb”, ele poderia ter usado apenas a palavra “Instinkt”. Em física e engenharia, “Trieb” é usado no termo “Triebkraft”, que significa força motriz, ou seja, a força que impulsiona uma...
tracking img