Max weber e a burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
.....
.....
....

MAX WEBER E A BUROCRACIA

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
2012

...
...
...

MAX WEBER E A BUROCRACIA

Trabalho apresentado à disciplina Teoria Geral da Administração, como exigência para obtenção de nota da AV2, sob orientação do Professor A.C.

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
2012

SUMÁRIO


1.Introdução........................................................................................04
*
2. Origem da Burocracia.....................................................................05
* Tipos de Sociedade
* Tipos de Autoridade
*
3. Características da Burocracia.......................................................06
*
4. Vantagens da Burocracia...............................................................09
*5. Racionalidade Burocrática.............................................................09
*
6. Dilemas da Burocracia...................................................................10
*
*
7. Conclusão........................................................................................11
*
*
8. ReferênciasBibliográficas............................................................12
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
1. INTRODUÇÃO

A burocracia é uma forma de organização que se baseia na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, para que haja a máxima eficiência no alcance desses objetivos.
Será apresentado nesse trabalho, o estudo de Max Weber sobre as organizações formais na sociedademoderna o qual ele deu o nome de organizações burocráticas.
Veremos a origem, as características, as vantagens e os dilemas da burocracia e entenderemos a ligação do conceito da racionalidade com a burocracia.

2. ORIGEM DA BUROCRACIA

A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim degarantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. A burocracia – como forma de organização humana – remontam a época da Antiguidade quando o ser humano elaborou e registrou seus primeiros códigos de normatização das relações entre o Estado e as pessoas e entre as pessoas. Mas a burocracia como existe hoje, teve sua origem nas mudanças religiosas verificadas após o Renascimento. MaxWeber salienta que o moderno sistema de produção, eminentemente racional e capitalista, se originou de um novo conjunto de normas sociais morais, às quais denominou "ética protestante": o trabalho duro e árduo como dádiva de Deus, a poupança e o ascetismo que proporcionaram a reaplicação das rendas excedentes, em vez de seu gasto e consumo em símbolos materiais e improdutivos de vaidade e prestígio.As semelhanças entre o protestantismo e o comportamento capitalista são impressionantes, por isso Weber notou que o capitalismo, a organização burocrática e a ciência moderna constituem três formas de racionalidade que surgiram a partir dessas mudanças religiosas ocorridas inicialmente em países protestantes. Para compreender a burocracia, Weber estudou os tipos de sociedade e os tipos deautoridade.

Tipos de sociedade

Sociedade tradicional: onde predominam características patriarcas e patrimonialistas, como a família.

Sociedade carismática: onde predominam características místicas, arbitrárias e personalísticas, como nos grupos revolucionários, nos partidos políticos, nas nações em revolução etc.

Sociedade legal, racional ou burocrática: onde predominam normas impessoais eracionalidade na escolha dos meios e dos fins, como nas grandes empresas, nos estados modernos, nos exércitos etc.

Tipos de autoridade

Autoridade Tradicional: Quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como válidas, porque sempre foi assim. O poder tradicional não é racional, pode ser transmitido por herança e é extremamente conservador. O líder tradicional é quem comanda em...
tracking img