Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Este trabalho irá tratar do tema Bullying, palavra em inglês que é usada com o sentido de zoar, gozar, tiranizar, ameaçar, intimidar, humilhar, isolar, perseguir, ignorar, ofender, bater, ferir, discriminar e colocar apelidos maldosos. O que se torna grave nessa situação, é que esse padrão de comportamento está longe de ser inocente. Em verdade, trata-se de um distúrbio que tempor características agressões físicas e morais repetitivas, levando a vítima ao isolamento, à queda do rendimento escolar, a alterações emocionais e à depressão.

Devido a não haver, dentro do idioma português uma palavra que exprima todas as situações de bullying possíveis, cita-se a seguir uma relação de algumas ações que podem estar presentes: colocar apelidos, ofender, zoar, gozar, encarnar,sacanear, humilhar, fazer sofrer, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar e quebrar pertencer, entre outras.

Os alunos assumem papéis diversos na prática do bullying, dividindo-se em agressores, vítimas e testemunhas. O 1º tem grande chance de tornarem-se adultos comcomportamentos anti-sociais e atitudes delinqüentes ou criminosas. As vítimas crescem com sentimentos de baixa auto-estima, criando sérios problemas de relacionamento na vida adulta, protagonizando situações de suicídio e de alunos que entram armados em escolas. Quando testemunham, alguns alunos podem passar a perceber que o comportamento agressivo não acarreta nenhuma conseqüência a quem o pratica, epassa a adotá-lo.
2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Comentando o Bullying na Escola

Conforme Brasil (2007), segundo pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia), mais de 70% dos alunos admitem ter praticado ou ter sido vítimas de bullying. Apesar de não haver uma tradução exata para a palavra bullying, elaseria aproximadamente o mesmo que atenazar ou, popularmente, atazanar. Nenhuma escola pode ignorar essa ocorrência, que pode ser fácil de perceber dentro dos domínios da instituição de ensino. Cabe à escola refrear atitudes agressivas, tentando proteger tanto os agressores quanto os agredidos. Ambos, agressores e agredidos apresentam problemas psicológicos que, caso não sejam tratados, podem resultarem conseqüências desastrosas, como pode ser observado no filme Elefante, que trata este tema.

Para que o bullying tenha início, escolhe-se a “pele”, que se torna a vítima de um agressor ou de um bando de agressores, sendo o assédio moral e físico intenso, deixando a vítima constrangida e assustada. Algumas pesquisas realizadas mostram que o bullying ocasiona altos níveis de ansiedade,estresse, depressão e até mesmo automutilação. Também deve-se olhar com atenção tanto para a vítima quando para o agressor, já que pesquisas realizadas mostram que alguns dos indivíduos praticantes do bullying hoje já foram vítimas no passado.

Os bullies muitas vezes dão início à sua cruel escolha de alvos já na escola fundamental, deixando atrás de si um rastro considerável de sofrimento emocional.[...] o bully conquista algo que quer. Às vezes, é só o prazer de assistir a outra pessoa sofrendo ou observar seu medo. (MIDELTON e ZAVADSKI, 2007, p. 18)

Conforme Brasil (2007) e Midelton e Zavadski (2007), o conceito de bullying abrange todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que acontecem sem motivação patente, praticadas por um ou mais alunos contra outro(s),ocasionando dor e angústia, e realizadas dentro de uma relação desigual de poder. De acordo com a atuação de cada aluno, algumas características podem ser distinguidas, como vinculadas aos papeis que possam a vir representar, que são: alvos de bullying, alvos/autores de bullying, autores de bullying e testemunhas de bullying.

Os alunos alvos de bullying são aqueles que apenas sofrem o bullying....
tracking img