Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PÓS – GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA – POSEAD
TCC – GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Curso Pedagogia – 09.2010
Lilian Gutierrez Tamashiro

BULLYING

- BULLYING NAS ESCOLAS DE SÃO PAULO -
PREOCUPAÇÃO DOS PAIS E EDUCADORES, AS CONSEQUENCIAS E A PREVENÇÃO.

SUMÁRIO

1. Problema de Pesquisa …...……………………………………………………………03

2. Justificativa ………...……………………………………………………………………03

3. Objetivo…………………………………………………………………………………..04

4. Revisão de Leitura ……………………………………………………………………...05

5. Metodologia .…………………………………………………………………………….07

6. Referencia bibliográfica …………………………………………………………...……08

1. Problema de Pesquisa

O presente projeto trata-se de um problema que vem se propagando nestes últimos anos em todas as escolas de São Paulo. Essa violência é definida poralguns autores, como bullying. Mas o que seria o bullying, e quais as suas características no âmbito educacional? O que leva o jovem agredir, e os agredidos, quais as consequências desta violência no seu desenvolvimento escolar? Como o professor pode mediar uma situação de bullying em que a vítima também é ou pode se tornar agressora? Qual a responsabilidade da Escola perante este fenômeno e o quepode ser feito para conscientizar os alunos.

2. Justificativa

A violência é uma das grandes ameaças do século XXI, em qualquer segmento social presenciamos formas diferenciadas de violência, principalmente no ambiente escolar, onde é evidente a crescente manifestação de atos violentos em diversos níveis de escolaridade.

No universo escolar, destacam-se osfrequentes enfrentamentos entre alunos, com gangues internas e externas ao colégio, pais e estudantes munidos de drogas e armas.

Dentre as diversas formas de violência, destacamos o fenômeno do bullying, este que sempre esteve presente, há muito tempo, no dia-a-dia dos alunos apesar de não ser dada a este fenômeno, a atenção merecida, até mesmo por falta de informação e por encarar essasatitudes como uma simples brincadeira.

Atualmente as agressões sofridas pelos alunos estão sendo levadas mais a sério devido a exposição dos acontecimentos, seja ela feita através da mídia ou do desenvolvimento tecnológico de comunicação. Hoje se pode ter acesso a relatos de adolescentes contando suas experiências obtidas dentro ou fora das escolas, há também a possibilidade de assistircenas gravadas por celulares onde alunos se agridem fisicamente e moralmente. Infelizmente este avanço tecnológico está sendo usado também para humilhar os outros, falar mal de colegas da escola, espalhar fotos não autorizadas e disseminar fofocas, é o que chamamos de “cyberbullying” ou “bullying pela Internet”.
Ao estudar o bullying, no âmbito escolar, observa-se que as consequências sãoas mais variáveis e depende de cada individuo. A agressão vivenciada pela criança ou pelo adolescente podem desencadear diversos problemas comportamentais e em casos mais graves chegar ao homicídio e suicídio.
Vendo a Escola como corresponsável nos casos de bullying, pois é onde os comportamentos transgressores e agressivos se mostram e muitas vezes se agravam, acredita-se que pais,responsáveis e professores devam criar uma parceria, a fim de identificar precocemente a existência do bullying e criar alternativas para solucionar tal acontecimento. Porém não basta somente prevenir, tem que se elaborar projetos de apoio que ajudem as vitima a superarem a violência que foi exposta, e os agressores a mudarem suas atitudes, procurando a fonte de seu comportamento agressivo o levaestas pessoas praticarem estas maldades, e expondo as consequências de suas ações.

3. Objetivo.

Este projeto de pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, tem por objetivo elucidar as principais causas e consequências do fenômeno bullying, buscando compreender como esses elementos atuam na construção da personalidade moral autônoma e no desenvolvimento escolar. Sua...
tracking img