Responsabilidade social empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO RESPONSABILIDADE SOCIAL

A responsabilidade social esta intimamente ligada às obrigações que a empresa tem para com a sociedade na qual elas atuam. Esta relação de compromisso para com a sociedade fica mais acentuada quando se trata do consumidor. Este fica participante ativo na vida das empresas – é o destinatário final do produto – alem de exigente está, hoje em dia, mais consciente deseu papel na sociedade. Por essa razão questiona o ciclo produtivo, a atuação dos sócios e a cidadania corporativa, preferindo, por exemplo, adquirir um produto mais caro, por sabe que ele não é resultado de mão-de-obra infantil ou de concorrência desleal.
A busca de alternativas para garantir crescimento e sobrevivência no mercado de alta competitividade tem estado permanentemente na agenda dosgestores organizacionais. É crescente a utilização de estratégias e processos que melhor traduzam junto com o lucro, a sensibilidade e sintonia das organizações para as necessidades de seus clientes internos e externos, relativamente a questões de qualidade de produtos ou serviços oferecidos; à proteção e uso adequado de recursos do meio ambiente natural; a relações éticas e justa para com ostrabalhadores,fornecedores e governos, como indicadores que retratam a responsabilidade social da organização para com a comunidade da qual sofre e exerce influências (ASHLEY, 2002).
As organizações decididas a assumir suas responsabilidades sociais defrontam-se, principalmente, com o problema de como determinar o seu desempenho social, seja para efeitos de diagnostico, seja para acompanhamentodas atividades ou para avaliação de resultados.
Para Thompson Jr. e Stricland (2000), o plano estratégico de uma organização constitui-se do desenvolvimento da missão e visão estratégica, do estabelecimento de objetivos de curto, médio e longo prazo, bem como as mudanças competitivas e as abordagens de ação interna que devem ser utilizadas para atingir os resultados programados.
Numa visão geral,responsabilidade social corporativa é toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, possibilitando que as organizações que as organizações demonstrem toda sua preocupação por meio de significativos projetos sociais.
As organizações devem exercer a responsabilidade em seu interior (dando suporte aos seus funcionários, oferecendo aos mesmos melhoriasna qualidade de vida) e no seu exterior proporcionando melhorias á comunidade.
Contudo, a responsabilidade social é uma nova estratégia para aumentar o lucro e potencializar o desenvolvimento das empresas. Essa tendência decorre da maior conscientização do consumidor e consequentemente procura por produtos e praticas que gerem melhoria para o meio ambiente ou comunidade, valorizando aspectoséticos ligados a cidadania.
Neste contexto, verifica-se que são diversas as definições de responsabilidade social; para alguns representa a idéia de obrigação legal, para outro significa um comportamento responsável no sentido ético, e para outros ainda significa uma contribuição caridosa ou ate mesmo uma espécie de dever, impondo aos administradores de empresa padrões mais altos de comportamento queaqueles impostos aos cidadãos em geral.
Ainda quando se fala sobre a ética da empresa como pressuposto para responsabilidade social, pode-se dizer que a cultura da responsabilidade social das empresas esta diretamente relacionada com a ética, de forma socialmente responsável em todas as suas ações, políticas, praticas bem como nas suas relações. No que se refere à forma da gestão empresarialpode-se dizer que a responsabilidade social é um modo, uma filosofia de gestão das empresas.
O conceito de responsabilidade social esta se ampliando, passando da filantropia, que é a relação socialmente compromissada da empresa com a comunidade, para abranger todas as relações da empresa: com seus funcionários, clientes, fornecedores, acionistas, concorrentes, meio ambiente e organizações...
tracking img