Bsc - balanced scorecard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPLANTANDO O BSC



Eduardo Helio Zanelato


RESUMO

O objetivo proposto neste paper foi de analisar e descrever a importância do Balanced Scorecard para a vida de uma empresa. Alem disso buscou-se demonstrar como pode ser feito e quais os pontos principais que afetam diretamente a sua montagem. Através de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa baseado em artigos dos últimos cincoanos, foi possível constatar que o Balanced Scorecard é uma grande ferramenta de gestão para uma organização, ela tem a capacidade de fazer uma empresa que não esta rendendo o que foi planejado, tanto na área financeira quando física, voltar a trilhar os caminhos por ela planejados. Alem disso, ficou claro que para que o Balanced Scorecard seja um sucesso, é preciso primeiramente planejar, eprincipalmente avaliar onde a empresa deseja chegar, quais são suas metas e objetivos para o futuro, seja ele próximo ou distante. Esses objetivos devem estar bem claros para a empresa e principalmente para os processos seguintes a área de planejamento. Alem disso o Balanced Scorecard tem como principal meta o envolvimento de todos dentro da organização, pois não basta apenas planejar metas e objetivosestratégicos, é preciso que todos os envolvidos no processo saibam quais são esses objetivos e que acima de tudo estejam dispostos e sejam capazes de colocar em pratica tudo o que foi planejado.

Palavras-chave: Balanced Scorecard. Objetivos. Estratégia.


1 INTRODUÇÃO

Para uma empresa alcançar seus objetivos ela precisa, alem de muita determinação e ousadia é preciso saber como as metasestabelecidas pela direção estão sendo seguidas pelo restante da empresa, e principalmente se o foco de todos na empresa, esta voltado para os objetivos por ela propostos, ou se estes objetivos não estão já destorcidos. Para isso é que foi criado nos anos noventa por Kaplan e Norton o Balanced Scorecard, que nada mais é que uma ferramenta de gestão para empresas que perdem o foco de seus objetivosprincipais.

Usado por empresas de todos os ramos, o Balanced Scorecard serve de “norte” para empresas que percebem que no dia-a-dia o foco não esta mais voltado para os objetivos propostos no inicio da formação da empresa, e que isso pode gerar distorções e problemas futuros. Com a aplicação do Balanced Scorecard a empresa pode novamente trilhar os caminhos por ela estabelecidos, alem de alinhartodos dentro da organização aos objetivos por ela idealizados.

Neste estudo, teremos como objetivo identificar a estrutura da pratica do Balanced Scorecard dentro das empresas, demonstrando através da pratica simulada de uma empresa do ramo alimentício, como ele deve ser feito e quais os resultados esperados por essa pratica de gestão estratégica. Para este estudo foi realizado uma pesquisabibliográfica, qualitativa baseados em artigos publicados nos últimos cinco anos. O estudo esta dividido em duas partes principais. Na primeira estará toda a parte teórica, onde serão colocados todos os pontos principais do estudo do Balanced Scorecard. Já na segunda parte foi elaborada uma pratica simulada, para que seja possível um entendimento melhor de como é feito e quais os principaisresultados esperados pelo estudo do Balanced Scorecard.


2 BALANCED SCORECARD

Dentro das empresas busca-se sempre melhorar todos os processos buscando maximizar lucros e minimizar desperdícios. Com essa visão é que foi criado por Kaplan e Norton, o Balanced Scorecard, mais conhecido pela sua abreviação BSC. O BSC vem com o intuito de analisar a complexidade das atividades organizacionais da empresa,através da criação de vários indicadores de desempenho, buscando avaliar as varias atividades realizadas dentro da organização. Com esses indicadores dos níveis organizacionais é possível criar uma ferramenta muito forte na busca de uma melhor comunicação e promover o comprometimento de todos com a estratégia da empresa (SOUZA, FERREIRA, GOSLING 2008).

Para KAPLAN E NORTON 1997 APUD ROCHA,...
tracking img