Brinquedos e bricadeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Pesquise e leia mais sobre: O que é jogo? O que é brincadeira?
A compreensão de jogo está associada tanto ao objeto (brinquedo) quanto à brincadeira. É uma atividade mais estruturada eorganizada por um sistema de regras mais explicitas. Exemplos clássicos seriam: Jogo de Mímica, de Cartas, de Tabuleiro, de Construção, de Faz-de-Conta etc. Uma característica importante do jogo é asua utilização tanto por crianças quanto por adultos, enquanto que o brinquedo tem uma associação mais exclusiva com o mundo infantil.

A brincadeira se caracteriza por alguma estruturação epela utilização de regras. Exemplos de brincadeiras que poderíamos citar e que são amplamente conhecidas: Brincar de Casinha, Ladrão e Polícia etc. A brincadeira é uma atividade que pode sertanto coletiva quanto individual. Na brincadeira a existência das regras não limita a ação lúdica, a criança pode modificá-la, ausentar-se quando desejar, incluir novos membros, modificar aspróprias regras, enfim existe maior liberdade de ação para as crianças.

2) Faça um texto (com +/- 15 linhas):
Por que esta distinção seria importante no plano de aula? A partir de qualano/série escolar, esta distinção poderia não ser necessária?
Seria importante para a criança saber que mesmo as brincadeiras pode haver regras.
Através do brincar a criança interage com o meioconhecendo-o e manifestando sua criatividade, inteligência, habilidade e imaginação.
O brincar é uma experiência que possibilita a criança demonstrar sua personalidade uma vez que não sãomanifestas ação e imaginação é despertada também para conseguir seus objetivos.
Essa distinção não será necessária dos 0 aos 3 anos (berçário e maternal), pois as crianças nessa idade ainda não sabemseguir regras.

3) Cite suas fontes de pesquisa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/brincadeira
http://pt.wikipedia.org/wiki/jogo
http://efartigos.atspace.org/efescolar/artigo39.html...
tracking img