Deslizamentos de terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem como objetivo adquirir conhecimento técnico e teórico para o desenvolvimento de um projeto arquitetônico em nível de anteprojeto de uma unidade do SESC (Serviço Social do Comércio), que será implantado no município de Xanxerê-SC.
Para realizar a pesquisa procurou-se embasamento em autores, análise de dados, juntamente com o conhecimento técnico e teóricoadquirido no curso de Arquitetura e Urbanismo. Assim, foi possível desenvolver este projeto como Trabalho de Conclusão de Curso.
Esta unidade do SESC tem como meta, atingir excelência em atendimento ao público, por isso em suas particularidades estão à facilidade de acesso, local agradável e convidativo, aliado à preocupação com o meio ambiente e acessibilidade de pessoas portadoras de necessidadesespeciais.

1.1 TEMA:

O tema proposto é um estudo para a implantação de uma nova unidade do SESC para a cidade de Xanxerê no estado de Santa Catarina, estudando e diagnosticando problemas de estrutura na unidade já existente, considerando a opinião dos usuários para um projeto que atenda as necessidades do município.

1.2 PROBLEMA:

Hoje juntamente com o crescimento das cidades,cresce o número de pessoas que nelas trabalham, em contraponto cresce a parte periférica da cidade e a quantidade de pessoas que precisam de assistência em todos os sentidos. Sendo assim existe uma busca por parte da população de um local onde se encontre lazer, cultura e bem-estar e que seja de fácil acesso. A unidade do SESC tem como objetivo prestar esses tipos de serviços a população priorizandoas pessoas do comércio e de baixa renda.
Além dessa preocupação por uma vida mais saudável existe também a necessidade de se pensar no meio ambiente e na acessibilidade, já que o SESC tem como meta atingir a população de modo geral e abrangente. Então, como pensar num projeto arquitetônico de uma unidade do SESC que priorize a acessibilidade e demostre através dele uma arquitetura limpa esustentável?

1.3 JUSTIFICATIVA:

É de grande importância a elaboração de uma pesquisa para encontrar por meio dela uma solução bem embasada, para que exista de forma satisfatória um local que disponibilize espaços para atividades de lazer, esporte, produção cultural e iniciativas a consciência ecológica e a preservação ambiental.
O desenvolvimento das cidades faz com que o cotidiano das pessoas queali convivem mude de forma considerável, e tendem a se tornar cada vez mais ágeis, rápidos e de tempo mais escasso, por isso há a necessidade de criar um espaço que atraia a população instigue a reservar um tempo nos dias agitados para usufruir desse espaço, melhorando assim seu modo de vida.
Ao analisar e perceber a importância de um local como esse, propõe-se então a implantação de uma novaunidade do SESC pra a cidade de Xanxerê/SC, sendo que a unidade já existente não usufrui de uma estrutura própria, além de não disponibilizar espaços suficientes para um bom funcionamento de atividades de grande importância a sociedade.

1.3 OBJETIVOS:

1.3.1 OBJETIVO GERAL:

Esta monografia tem por objetivo obter conhecimento para elaborar um projeto que venha ao encontro de soluçõesarquitetônicas que atraia o público de maneira geral, que adotem um novo estilo de vida mais saudável e com novas atividades de lazer em paralelo com suas vidas corridas e agitadas.
Dessa forma pensa-se num projeto que priorize a acessibilidade, e não deixe de lado a preocupação com o meio ambiente, e que isso seja visível na estrutura da unidade, buscando soluções embasadas pelos certificados deconstruçoes sustentáveis, e se tornar uma obra que traga importância para a cidade por ser um exemplo de arquitetura sustentável.

1.3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

* Estudar os meios de certificação LEED, AQUA;
* Atender as normas de acessibilidade e códigos do município;
* Conhecer a história e forma de funcionamento de uma unidade do SESC, visitar unidades da região;
* Relatar a...
tracking img