Deslizamento de terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Deslizamento de terra
Luiz Gustavo de Lima e Silva

Quando acontecem desastres naturais, como os tornados e tsunamis, eles tendem a chamar a atenção do mundo todo.Raramente os deslizamentos de terra chegam às manchetes da mesma maneira que os vulcões e os terremotos que podem causá-los, mas quando a terra literalmente vai por encosta abaixo, o efeito geralmente é pior que a causa.

O que sãodeslizamentos de terra ?

Os deslizamentos são uma forma de movimento de massa, que envolvem o
desprendimento e transporte de solo e/ou material rochoso vertente abaixo, normalmente induzidos pela gravidade. Esses movimentos podem ocorrer lentamente durante anos ou podem acontecer em questão de minutos. Um movimento de massa pode ser tão pequeno quanto as pedras que você chuta na rua ou tãograndes quanto o deslizamento causado pelas chuvas em Nova Friburgo.

Movimentos de Massa
Os movimentos de massa são eventos erosivo/deposicionais muito importantes. Como tal,

“Designam-se por movimentos de massa (frequentemente designados, com pouca precisão, por "movimentos de terras" ou "landslides") quaisquer movimentações de rochas ou de rególito numa superfície inclinada,induzido principalmente pela gravidade. são altamente modeladores da superfície terrestre, isto é, da paisagem.”

No escorregamento, uma grande parte de um sedimento se solta em um pedaço único em vez de em pequenas partes. Acontece quando a base não pode mais suportar o peso que está no topo. O sedimento envolvido geralmente está molhado ou se assemelha a barro, e quase sempre a água é o fator dadescida. A água acrescenta massa à camada superior do sedimento ou desgasta o solo na base, enfraquecendo a ligação entre as camadas superior e inferior. É possível que você já tenha visto um escorregamento, se já tiver ido a um lago ou à praia e ficou parado na areia molhada: ele simplesmente afunda em um único bloco.

Meteorização e erosão

A erosão consiste basicamente na remoção físicados materiais resultantes da meteorização. Estes separam-se do bloco rochoso constituindo assim sedimentos. A meteorização é já mais complexa existindo várias formas pelas quais esta se pode processar. Existem dois tipos principais de meteorização: meteorização física e meteorização química. Estes dois processos ocorrem muitas vezes em simultâneo na mesma rocha, a qual é sujeita a transformações aonível químico de forma a tornar-se mais estável no novo ambiente e também é sujeito a uma desagregação mecânica que constitui a erosão física.

Causas de deslizamentos

Sabemos que a gravidade é a força elementar por trás de qualquer deslizamento e que a meteorização faz a sua parte. Mas o que inicia um deslizamento?
As superfícies da terra ficam juntas por várias forças. A mais importante éo atrito. Algumas partículas do solo, como argila, ficam presas entre si, enquanto outras, como a areia, ficam soltas. Todos os relevos são formados pelo atrito entre a capa do sedimento e o leito de rocha, alguns mais presos que outros. Se surge algo que pode quebrar o atrito em uma inclinação, então, um deslizamento pode começar. Os deslizamentos ocorrem quando a gravidade supera a força doatrito.

A gravidade é o fator principal de um deslizamento. O solo não se move em uma superfície plana. Em uma inclinação, a gravidade não pode causar um deslizamento sozinha. Mas junto com outros fatores - como a chuva - pode fazer os sedimentos rolarem.
Veja algumas causas :
Água: talvez o agente mais comum de um deslizamento, a água reduz o atrito entre o leito de rochas e o sedimento, e agravidade faz os detritos rolarem para abaixo. Nos solos arenosos e argilosos, um pouco de água pode aumentar a estabilidade. Provavelmente você já viu isso ao fazer castelos de areia ou brincar com argila. Entretanto, água em excesso faz com que o sedimento escorregue, o que explica a ocorrência de muitos deslizamentos depois de tempestades.

Terremotos: se a crosta terrestre vibrar o...
tracking img