Deslizamento de terras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESLIZAMENTOS DE TERRA







Santo André
2011

1. Introdução

“Deslizamento ameaça cerca de 60 mil pessoas na região do ABC.”
Repórter Diário, 06/10/2011
“Deslizamentos de terra matam ao menos 22 pessoas em Angra dos reis.”
Terra, 01/01/2010
“Já são 844 os mortos pelas chuvas na Região Serrana do Rio.”
Ig, 12/01/2011

O problema da estabilidade de encostas temafetado o Brasil de forma bastante intensa nos últimos anos. Os veículos de comunicação diariamente mostram tragédias ocasionadas por deslizamentos, causando mortes e deixando milhares de pessoas desabrigadas.
Podemos afirmar, com base em conceitos da moderna Geotecnia, que as causas para esse fenômeno são “naturais”, já que existe certa tendência à peneplanização (planificação ou diminuição dadeclividade do solo) por propriedades naturais do solo. Um fator agravante é a ação humana, quando são construídas edificações em locais inapropriados e sem o devido cuidado e planejamento. Os maiores exemplos são as favelas, onde a falta de recursos e de informação impedem que as construções sejam feitas de acordo com as normas legais específicas. Em muitos casos, os deslizamentos afetam as interaçõesdos seres vivos com seu ambiente, o que pode gerar desequilíbrio ecológico em termos populacionais e levar até mesmo a alterações genéticas na população, como provocando os efeitos de fluxo gênico ou gargalo populacional.
A maneira natural de lidar com o problema é conhecer a morfologia e dinâmica do solo de maneira a usá-lo adequadamente. Somente através da consulta a especialistas e dalegalidade das construções, ou seja, da possibilidade dos moradores construírem suas habitações dentro das normas vigentes, o problema poderá ser atenuado e posteriormente vencido. Também é importante notar que existem diversos tipos de solos, assim como diversos tipos de deslizamentos. Dessa forma, cada tipo irá requerer um enfoque diferente para se chegar à solução do problema.
2. Definição, causas econsequências

Os solos das encostas naturais
Os solos são formados a partir da decomposição de rochas. As rochas situam-se próximo à superfície da terra, fragmentadas e fraturadas devido a movimentos tectônicos, pela ação do meio ambiente ou em função de sua própria origem.
Através das fraturas e fragmentos nas rochas que se dá o ataque do meio ambiente com a ação das águas e variações detemperatura. Um exemplo é a decomposição de vegetais que ao gerar ácidos orgânicos, acidula as águas provenientes de chuvas e consequentemente provoca alterações químicas nos minerais das rochas, transformando-os em areias e argilas, ou seja, fragilizando o solo.
Solos residuais
Solos residuais, ou solos de alteração são os solos que permaneceram no próprio local de sua formação. O tipo de soloresultante depende de fatores como: natureza da rocha matriz; o clima; a topografia; as condições de drenagem e os processos orgânicos e em geral, apresentam baixa resistência à erosão.
Solos coluvionares (tálus)

O solo coluvionar, também conhecido como tálus ou coluvião é uma variação do solo residual. Esse tipo de solo ocorre quando o solo residual é transportado pela ação da gravidade, comonos deslizamentos de terra, a distâncias relativamente pequenas.
Em geral, o solo coluvionar encontra-se no pé de encostas naturais e pode ser constituído de solos misturados com blocos de rocha.
Tipos e causas de escorregamentos das encostas naturais
* Creep ou rastejo
O rastejo tem como característica um movimento lento de camadas superficiais do solo, encosta abaixo, com velocidades bempequenas, algo em torno de milímetros por ano. Esse tipo de escorregamento se acelera por ocasião das chuvas e desacelera em épocas de seca e, futuramente pode se tornar um escorregamento verdadeiro. No meio urbano são de pouca importância, exceto quando afetam alguma estrutura situada na massa em movimento, um exemplo é a pista da rodovia dos Imigrantes. É possível detectar o rastejo, em locais...
tracking img