Risco de deslizamento de terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RISCO DE DESLIZAMENTO

Risco de Deslizamento

Pode-se dizer que toda encosta ou talude, sofre certo risco de ruptura de sua estrutura. Podemos definir risco como sendo a possibilidade de perdas sociais ou materiais por meio de um acidente. Em alguns casos, o próprio deslizamento em si pode causar estabilidade, pois o local onde ocorreu o deslizamento pode ficar naturalmenteestabilizado. Neste caso o próprio acidente eliminou ou então diminuiu o risco.
Para que o risco ocorra, é necessário que exista alguma forma de ocupação, pois os processos geológicos naturais só geram situações de risco caso as pessoas estejam ocupando o local onde esses podem vir a ocorrer.

Locais de Risco

Locais de risco ou Pontos de risco, são assim chamadas as encostas naturais ou os taludes decorte que apresentam problemas em sua estabilidade, podendo vir a causar acidentes. Tais locais são identificados pela Defesa Civil e pela própria população. São indícios de pontos de risco: movimentos de massas, causando fendas e fissuras; evidências de erosão; ruptura de tubulações; inclinação de árvores; embarrigamento de muros; entre outros.
Os Pontos de risco podem ser classificados deacordo com o perigo que oferecem. Os locais perigosos são definidos como “Pontos de alto risco”. Os locais que apresentam alta probabilidade de ruptura, com esta podendo ocorrer em um curto espaço de tempo, define-se como “Pontos de Risco iminente”. Através dessas classificações definem-se os Mapas de risco.

Elementos para análise do Risco

O risco é uma resultante da interação de váriosfatores, ressaltando-se as alterações causadas pelo meio físico (geologia, morfologia, hidrologia, alterações climáticas) que expressam suscetibilidade, e as alterações antrópicas (ocupação e infra-estrutura), as quais expressam vulnerabilidade.
A suscetibilidade pode ser descrita pela fragilidade do local mediante aos processos geológicos (erosão, deslizamento), assim, quanto maior a suscetibilidade,maior o risco.
A vulnerabilidade expressa o grau de perdas (materiais e sociais), descrevendo assim a fragilidade dos sistemas presentes no local. Assim, quanto maior a vulnerabilidade, maior o risco.
O risco certamente pode ser previsto, isso se dá através da identificação das áreas de risco e da indicação dos lugares onde os acidentes poderão ocorrer, podendo assim dizer como e quando umacidente poderá ocorrer. Uma vez previsto o risco, devem-se adotar medidas com o objetivo de evitar a ocorrência de um acidente, ou então diminuir sua magnitude e seu impacto no meio em que ocorrerá.

Classificação de Risco

A classificação do risco tem por base a natureza do processo que o gera. As classes aqui tratadas são todas ambientais, resultado de processos que afetam o meio ambiente.Quando resultam de eventos naturais, são chamados de Riscos Naturais, já quando originam de intervenções humanas, são chamados de Riscos Induzidos.
Existem duas subdivisões dos Riscos Naturais, os Riscos Geológicos e os Riscos Hidrológicos. Os Geológicos correspondem a Deslizamentos, erosão hídrica, subsidências, assoreamentos, erosão marinha, solos expansíveis, entre outros. Os RiscosHidrológicos correspondem a inundações, enchentes, contaminação de mananciais.

Fatores de Risco e Grau de Risco

Fatores de risco são elementos e características que determinam a suscetibilidade do meio e a vulnerabilidade do sistema e que auxiliam na composição do grau de risco.
O Grau de Risco é o agente que dimensiona as perdas em caso de acidentes. Sua escala é composta por: muito baixo, baixo,médio, alto e muito alto.
Os Fatores de risco são subdivididos em Fatores de Suscetibilidade e Fatores de Vulnerabilidade, os quais serão explanados com mais detalhes a seguir.
Os Fatores de Suscetibilidade são formados por Fatores Geológicos (litologia, textura, estrutura), Fatores Morfológicos (altura, forma, extensão, declividade e sinuosidade da encosta), Fatores Climáticos (chuvas,...
tracking img