DESLIZAMENTOS

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM

CURSO: ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR
PROFESSOR: SHEILLA PEREIRA VIEIRA







DESLIZAMENTO DE TERRAS



AMANDA CAROLINE
EDIELSON FERNANDES
LORENA VARGAS
RENATO LOPES
ROMAIK GABRIEL
VALTER FERNANDES












PATOS DE MINAS
15 DE MAIO DE 2013AMANDA CAROLINE
EDIELSON FERNANDES
LORENA VARGASRENATO LOPES
ROMAIK GABRIEL
VALTER FERNANDES












DESLIZAMENTO DE TERRAS





Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina de projeto integrador do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas, sob orientação da professora Sheilla Pereira Vieira.















PATOS DE MINAS
15 DE MAIO DE 2013

RESUMOO Mundo presenciou nos últimos anos diversas tragédias ambientais causadas pela ocupação desordenada de áreas de risco. E muitas dessas tragédias poderiam ter sido evitadas. Os deslizamentos de Terras são a maior causa de mortes por desastres naturais no Brasil, segundo especialistas. Esse é o nosso tema e as informações e estudos aqui apresentados são baseados em pesquisa bibliográfica e emartigos publicados anteriormente. Esse artigo tem como objetivo mostrar como funcionam os deslizamentos de terra, bem como os fatores naturais e antrópicos que os causam, as consequências quando esses acontecem em lugares ocupados e o que pode ser feito para amenizar e/ou evitar esse problema.


PALAVRAS-CHAVE

Deslizamentos de terras, movimentos de massa, mapeamento das áreas de risco.INTRODUÇÃO

Cerca de cinco milhões de brasileiros moram em áreas de risco no país. A estimativa é que haja no país cerca de 500 áreas de risco de deslizamento e outras 300 propensas a inundações. Áreas de risco são áreas consideradas impróprias ao assentamento humano por estarem sujeitas a riscos naturais ou decorrentes da ação antrópica. Por exemplo, margens de rios sujeitas ainundação, florestas sujeitas a incêndios, áreas de alta declividade (encostas ou topos de morros) com risco de desmoronamento ou deslizamento de terra, áreas contaminadas por resíduos tóxicos, etc.
Esse é um problema que atinge o país inteiro, até em Brasília (DF), que é a capital planejada, o numero de pessoas que ocupam áreas de risco é assustador. Segundo a atual presidente Dilma Rousseff, épreciso tomar medidas mais drásticas para impedir que pessoas insistam em morar em locais propícios à enchentes e deslizamentos. Às vezes a defesa civil, a fiscalização municipal começa a tirar as famílias que vivem em locais perigosos, mas geralmente chega o eleitorado de vereadores e uma decisão política acaba impedindo e o perigo só aumenta.
A Defesa Civil é um conjunto de ações preventivas,de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas, a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.
Já que existem tantas áreas de risco de deslizamentos de terra no Brasil, e que um grande numero de pessoas ocupam essas áreas. Surge uma necessidade de se explorar esse tema a fim de entender o quesão deslizamentos de terras, como funcionam, o que os causam e o que pode ser feito para amenizar ou até mesmo solucionar este problema no país.






COMO FUNCIONAM OS DESALIZAMENTOS DE TERRAS
Os deslizamentos de terra são muito frequentes, principalmente no Brasil, em que é comum moradias em locais de risco, como os morros. A força dos deslizamentos pode fazer casas desabarem, represarrios e destruir cidades inteiras. Os deslizamentos são responsáveis em media por mais de 30 mil mortes em todo o mundo por ano.

O deslizamento de terra é na verdade uma categoria dos chamados “movimentos de massa”: processo de vertente que envolve o desprendimento e transporte de solo e/ou material rochoso encosta abaixo. Os deslizamentos, assim como outros movimentos de massa, fazem parte da...
tracking img