Breve resenha sobre as chuvas do rio de janeiro 2011

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tragédia do rio de janeiro
Em janeiro de 2011, enchentes e deslizamentos de terra atingiram a região serrana do estado do Rio de Janeiro. A serra do mar, que vai do Rio Grande do Sul até o estado doEspirito Santo, funciona como uma barreira. As chuvas ficam concentradas nesta cadeia de montanhas próximas ao Oceano Atlântico.
A serra fluminense pertence a este grupo de montanhas, que possuemsua formação geológica suscetível a deslizamentos. As suas encostas íngremes geram erosão e as rochas possuem a cobertura de uma fina camada de terra.
Os deslizamentos têm causas básicas, efetivas edeflagradoras onde todas se juntam para gerar os desastres. A chuva ela deflagra o solo, logo este solo pode deslizar a qualquer momento de chuva intensa. A vazão dos rios da serra foi outro fatorimportante para a tragédia, já que estes rapidamente se enchem com as chuvas. Ocorreram 5 tipos de deslizamentos na serra fluminense:
A corrida de massas, detritos ou lama, o deslizamento da Parroca, odeslizamento tipo Catarina, o deslizamento tipo Rasteira e o deslizamento tipo vale suspenso.
* A corrida de massas, detritos ou lama: As águas dos rios que passam por essas regiões aumentarammuito em intensidade e velocidade, causando a erosão das margens. Acrescida de detritos acumulados ao longo do percurso, a água causou o a exposição e até mesmo o movimento leve de blocos de pedras. Emalguns momentos, o movimento das águas era interrompido por barreiras de detritos que se formavam naturalmente, criando um reservatório de água. Quando o reservatório se rompia, o rio tomava o seu cursocom mais velocidade ainda, gerando um efeito cascata.
* Deslizamento da Parroca: Confundido por muitos moradores das regiões atingidas como terremoto devido ao choque de terra e ao barulhoproduzido, o deslizamento na Parroca, ocorre quando o escorregamento de terra do topo de um local muito íngreme atinge o solo na superfície, provocando um deslizamento em sequência.
* Deslizamento...
tracking img