Aquecimento global , causas e efeitos naturais e antrópicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Sergipe
Departamento de geografia
Climatologia Sistemática

Aquecimento Global
Causas e efeitos naturais e antrópicos

São Cristovão-SE
2013

Climatologia Sistemática

Aluna:Lorena Emannuelle Santos Campos

Trabalho apresentado á
disciplina de Climatologia Sistemática,
sob orientação da
Prf. Drª Josefa Eliane Santana de Siqueira Pinto
comorequisito avaliativo parcial.

São Cristovão,Sergipe
2013
Introdução:

Com a grande industrialização decorrente do processo capitalista de produção de mercadorias e da grande urbanização, devido à mecanização da produção agrícola, ocorrida principalmente a partir do séc. XX, a quantidade de CO2 liberada na atmosfera foi aumentando gradativamente. Assim muitos dos problemas ambientais têm sidorelacionados diretamente com as mudanças climáticas no planeta, mais precisamente ao aquecimento global.
As controvérsias sobre as possíveis causas e efeitos do aquecimento global ainda são pouco divulgadas, mas não podem ser ignoradas. As previsões sobre a intensidade do aquecimento global bem como sobre suas causas e consequências, envolvem questões complexas sobre as quais a própriacomunidade científica ainda não chegou a um consenso. Conclui-se que há necessidade de aumentar as pesquisas sobre os diversos fatores que causam as flutuações e mudanças climáticas, estabelecendo comparações das características do presente aquecimento em relação às características dos aquecimentos ocorridos há anos atrás.






Histórico:
A “Teoria do aquecimento global”

O efeitoestufa é um mecanismo conhecido desde o final do século XIX. Já nessa época, quando os registros da temperatura globais tornaram-se muitos mais confiáveis e minuciosos, alguns cientistas se preocupavam com a interferência das atividades humanas no equilibro térmico da atmosfera.
Os registros de temperaturas globais revelam que a terra experimentou aquecimento médio de 0,5°C a 1,0°C duranteo século XX. Diante de registros como esses, em 1975, cientistas formularam uma teoria de aquecimento planetário de origem antrópica que previa um aumento de cerca de 3°C na temperatura média até 2050, quando a concentração de dióxido de carbono na atmosfera teria duplicado.Em 1995 o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas(IPCC) revisou para baixo as projeções e elaborou um modelo queprevê aquecimento de 1,0°C a 3,5°C até 2100.
Sobre uma parte dessa teoria, não existem dúvidas. As emissões de origem antropica de dióxido de carbono ampliaram-se com vigor a partir de 1850 e continuaram a crescer por todo o século XX.Como resultado a concentração de CO2 na atmosfera aumentou significativamente, assim como as de metano e oxido nitroso.
A segunda parte da teoria émuito mais controversa, pois uma relação causal entre as emissões antropicas de gases de estufa e o aquecimento planetário não está plenamente demonstrada. As divergências científicas refletem a complexidade dos mecanismos que regulam os climas e a enorme diversidade de variáveis associadas ás trocas de energia entre a atmosfera, os oceanos e os continentes. Mas os defensores da teoria deaquecimento global por fatores de origem antropica são majoritários na comunidade cientifica.
As projeções de aquecimento do IPCC parecem er pouca importância, pois experimentamos alterações muito maiores nas temperaturas diárias e sazonais. Trata-se de uma ilusão. Uma elevação media das temperaturas globais de 2,0°C ou 3,0°C pode significar um aquecimento insignificante nos trópicos e um aquecimentoenorme nas áreas polares, com consequências devastadoras. Imagina-se, por exemplo, que a temperatura média do planeta, no final da última glaciação, há cerca de 12 mil anos , era “apenas” 5,0°C menor que a atual.
O efeito mais dramático das atuais projeções de aquecimento global seria o derretimento parcial das calotas polares, provocando transgressões marinhas e devastadoras inundações...
tracking img