Botulismo surto familiar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Surto Familiar de Botulismo no Estado do Ceará em 2002 envolvendo um óbito:

Relato de um surto familiar de botulismo, por intoxicação alimentar, onde foram afetadas 3 pessoas (2 crianças de 10 e12 anos e um adulto) sendo um óbito.

Termo Botulismo é usado para designar a intoxicação pelo clostridium Botulinium. O nome provém da palavra Botulos (Salsicha) . A salsicha foi o primeiroalimento a conter o botulismo e foi onde surgiu o primeiro caso cientificamente comprovado no séc XVI.

O Botulismo é uma enfermidade onde resulta a ação da potente neurotoxinade origem proteica produzidapelo clostridium botulinium, uma dõença q chega a se ser de distribuição mundial. Ocorrem em pessoas, em casos isolados, como pode ocorrer em surtos familiares. Sendo considerado um problema desaúde pública por conta de sua gravidade e alta letalidade.
Tendo características de manifestações neurologicas seletivas, evolução dramática e alta mortalidade infantil com crianças maiores de 1 ano eadultos.

O botulismo através da ingestão de alimentos e causada pela ingestão da toxina pré formada, em outros três tipos a enfermidade ocorre por infecção, multiplicação e produção das toxinas, pormicrorganismos cloristridiais em feridas ou no trato intestinal.

Existem outros tipo de toxinas botulinicas B, C1, C2, D, E, F e G dispõe de características antigênicas. A,B e E e raramante a Fsão causas de doenças em seres humanos. O G já teve caso associado de morte súbita e é pouco conhecido.
As cepas de C. Botulinium são divididas e classificadas por quatro grupos, cada uma produzindouma toxina diferente sendo diferenciadas por elas: o grupo I inclui todas a Cepas produtoras do tipos A e dos tipos B e F proteolíticas; pertencem ao grupo II todas as Cepas com toxinas do tipo E eaquelas com tipo B e F não proteolíticas; Cepas produtoras de toxinas C e D são do grupo III; e o grupo IV é representados por Cepas do tipo G.

O quadro clínico do botulismo tem suas quatro...
tracking img