Botulismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................4
2. OBJETIVO..........................................................................................................5
3. BOTULISMO.......................................................................................................6
3.1 BOTULISMOALIMENTAR.................................................................................7
3.2 AGENTE ETIOLÓGICO......................................................................................8
4. SURTOS.............................................................................................................10
4.1 SURTOS NA HISTÓRIA....................................................................................10
4.2 SURTOS NO BRASIL.........................................................................................11
5. CONCLUSÃO........................................................................................................14
6. REFERENCIA BIBLIOGRAFICA..........................................................................157.ANEXOS............................................................................................................16-24































1.INTRODUÇÃO

O homem ao longo dos anos desenvolveu diversas técnicas relativamente capazes de aumentar o tempo de conservação dos alimentos. Passou a utilizar substâncias conservantes, acondicionar os alimentos em recipientes de vidro ou lata, embalar avácuo, com o objetivo de protelar o processo de deterioração. No entanto, se a produção e a conservação dos alimentos não ocorrerem da forma adequada, os mesmos podem ocasionar um problema sério de saúde pública, resultando em inúmeros tipos de intoxicação alimentar, como o Botulismo. (CIVS RIO, 2012)
Este artigo trás de forma resumida informações sobre a bactéria Clostridium botulinum, Explicandooque é, sua ação, prevenção e alguns surtos ocorridos no Brasil e no mundo.

2. OBJETIVO
O objetivo do presente trabalho é descrever a ação do Clostridium botulinum em alimentos, apresentar os sintomas da doença que esse patógeno causa, o botulismo, os métodos para evitar a contaminação, tratamentos e apresentar o caso do surto de botulismo ocorrido no Estado de Santa Catarina por ingestão demortadela contaminada. bem como apresentar dados de surtos ocorridos no território brasileiro no período de 1999 a 2011, assim como dados de surtos ocorridos em território estrangeiro.




3. BOTULISMO
Doença neuroparalítica grave, não contagiosa, resultante da ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum que bloqueia a neurotransmissão em sinapsescolinérgicas, causando paralisia simétrica descendente. O termo botulismo, provém de botulus, que significa salsicha em Latim, devido ao envolvimento deste alimento nos primeiros casos de botulismo cientificamente comprovados (FRANCO ET al., 2001), que ocorreram na Europa, mais exatamente na Alemanha no séc. XVII (CVE, 2008).
Este microrganismo foi descrito, pela primeira vez, em 1897, por Emile Pierre VanErmengem, após uma investigação de um surto com 33 casos decorrentes de uma refeição comum (presunto, entre outras coisas) servida por um restaurante na cidade de Ellezelles, na Bélgica. O botulismo de origem alimentar é relativamente raro, mas pode matar rapidamente, e através de uma fonte comum alimentar contaminada pode expor muitas pessoas ao mesmo tempo (CVE, 2008).
A doença tem distribuiçãomundial e acomete pessoas em casos isolados ou surtos familiares. É considerado um problema em saúde publica devido a sua gravidade e alta letalidade. De ocorrência súbita, caracteriza-se por manifestações neurológicas seletivas, de evolução dramática e elevada mortalidade. (BARBOZA, et al, 2011). Para minimizar o risco de morte e sequelas, é essencial que o diagnóstico seja feito rapidamente...
tracking img