Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Motivação

Chiavenato (2009, p. 50) descreve motivo como: "tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dáorigem a uma propensão a umcomportamento especifico."
Robbins; Judge e Sobral (2010, p. 196 a 197), definem motivaçãocomo: “processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance dedeterminada meta”.
A motivação neste sentido está envolvida no processo de busca da satisfação das necessidades dos indivíduos em relação ao seu trabalho.

Teoria de Maslow

Uma tendência amplamentereconhecida no cenário de motivação é a teoria da hierarquia das necessidades proposta por Abraham Maslow 1943 (citado por Daft, 2010) que apresenta cinco categorias de necessidades dos indivíduos quesão preponderantes ao inicio do comportamento motivado, carências que devem ser atendidas em partindo das básicas para as mais complexas que são: (1) necessidades fisiológicas que se refere à fome, sede,sono, sexo entre outras necessidades do corpo para a sobrevivência do organismo; (2) necessidade de segurança que representa segurança em relação ao ambiente de trabalho, estabilidade no emprego,danos físicos e emocionais; (3) necessidades sociais que dizem respeito aos relacionamentos estabelecidos entre os indivíduos, amizade, aceitação e sentimento de participação; (4) necessidade de estimaorientada à formação de uma autoimagem positiva e (5) necessidade de autorrealização objetivada ao desenvolvimento total dos indivíduos.
Ao passo que, cada uma delas é satisfeita, a próxima torna-sedeterminante sendo que, a última representa a busca de atender o mais alto desejo do ser humano. Segundo Bergamini (1997, p. 32) “as pessoas já trazem dentro de si expectativas pessoais que ativamdeterminado tipo de busca de objetivos.”

Teoria dos dois fatores

Herzberg classifica a motivação em duas categorias:

• Fatores de Higiene: são os fatores extrínsecos e são insatisfacentes, ou...
tracking img