Blog Action Day 2007

Páginas: 8 (1911 palavras) Publicado: 27 de junho de 2013
O Mac & Etc entrou no ar no início de maio e eu vou desenterrar uma notícia do dia 10 daquele mês, quando Jobs comentou o ranking do Greenpeace, numa reunião de acionistas da empresa. Mas muita coisa aconteceu antes e depois desse dia...







Você conhece a Green My Apple? Essa é uma campanha do Greenpeace para que a Apple mude sua política ambiental e seja uma espécie de exemplo aser seguido por outras empresas do ramo. O Greenpeace até admite que está sendo "mais rigoroso" com a Apple por considerá-la uma empresa inovadora e que pode liderar essa revolução verde.



Texto retirado da página do Green My Apple: "Não se trata de ferir a imagem da Apple, a Apple deveria ser uma líder no quesito ambiental. Nós queremos que a Apple esteja à frente na tecnologia verde e mostrecom clareza às outras empresas qual é a maneira certa de agir. Mas VOCÊ tem que falar para a Apple ficar mais verde - eles escutam seus consumidores, mas não o Greenpeace."

E a Apple pode mesmo liderar essa revolução. Al Gore, que dividiu o prêmio Nobel da Paz desse ano com o IPCC exatamente por seu engajamento no debate sobre as causas do aquecimento global, é membro da mesa diretora da Applee em seu filme "Uma Verdade Inconveniente" aparece para cima e para baixo com seu Powerbook e fazendo apresentações no Keynote.


Imagem da página inicial do site da Apple homenageando Gore esse final de semana.

Isso não quer dizer que a Apple está fazendo o dever de casa direito. Muito pode mudar e nesse sentido a campanha é justíssima: uma empresa como a Apple deveria mesmo ter umaatitude melhor em relação às questões levantadas pelo Greenpeace.

Em agosto do ano passado, o Greenpeace "pegou pesado" e criou um ranking das empresas mais verdes com a Apple ocupando um honroso último lugar na lista. No site do Green my Apple, o trecho abaixo vem logo após do texto copiado mais acima que diz que a campanha não se trata de "implicância" com a Apple.



"Claro que a Apple não é aúnica empresa que precisa mudar seus métodos. Mas em uma recente análise do Greenpeace, a Apple ficou atrás da HP, Dell, Nokia e Sony. Para uma empresa inovadora, a Apple está ficando para trás enquanto os líderes da indústria estão acelerando nesse sentido."

Essa notícia ganhou os jornais e revistas. A Apple saiu como o "grande vilão" nessa história. O que não ficou claro e nem foi muitodivulgado é como o ranking é feito. São consideradas as políticas de reciclagem e existência de materiais tóxicos nos produtos da empresa, mas o grande problema é que são levados em consideração os planos dessas empresas para os próximos anos e aí que a Apple perde feio.

No site do Greenpeace eles reconhecem que a Apple já faz um programa de reciclagem nos Estados Unidos, mas pede que o mesmo sejafeito mundialmente. Reclamam também que a empresa não divulga informações claras e esse é o quesito que deixa a Apple mais atrás de seus concorrentes: a Apple não revela quando planeja abandonar componentes tóxicos de seus produtos nem divulga dados sobre a evolução de seus programas de reciclagem.

Resumindo: a metodologia do ranking seria como classificar governos pelos programas apresentadosdurante as campanhas eleitorais e não pelos feitos durante seu mandato. E isso é o cúmulo da cara de pau do Greenpeace.

Em abril maio, a Apple divulgou o texto "A Greener Apple" no seu site (disponível também em português como "Uma Apple Mais Verde") pedindo desculpas por sua política de "segredos" e apresentando algumas das informações que o Greenpeace tanto queria saber:

"No geral, não éuma política da Apple alardear os planos futuros; nós procuramos falar sobre as coisas que acabamos de conquistar. Infelizmente, essa política deixou nossos consumidores, acionistas, funcionários e a indústria no escuro sobre os desejos e planos da Apple de se tornar mais verde. Nossos acionistas merecem e esperam mais de nós, e estão corretos em fazer assim. Eles querem que sejamos líderes nessa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CNPJ DAY BY DAY
  • DAY
  • Blog
  • BLOG
  • Blogs
  • Meu Blog
  • Blog
  • Blog

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!