Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Parte de Isac:
Hipernatremia
A hipernatremia (sódio plasmático > 150mmol/L) é sempre hiperosmolar. Os sintomas da hipernatremia são principalmente neurológicos (devido á perda intraneural de água para ECF) e incluem tremores, irritabilidade, ataxia, confusão e coma. Em geral a hipernatremia surge em cenários de (1) hipovolemia (perda excessiva de água ou não reposição da perda normal de água),(2) hipervolemia (um ganho absoluto de sódio por excesso de ganho de água), ou (3) euvolemia.
Hipernatremia hipovolêmica: é causado pela perda renal ou extra-renal do fluido hiposmótico, levando á desidratação.
Hipernatremia normovolêmica:é quando a presença de um volume do ECF normal é quase sempre o prenúncio de hipernatremia hipovolêmica.
Hipernatremia hipervolêmica: indica um ganho absolutode água e sódio ou com ganho de sódio por excesso de água.
SÓDIO
O sódio é o principal cátion do fluido extracelular, por isso é responsável por quase metade da força osmótica do plasma. Portanto, o mesmo apresenta uma função central na manutenção da distribuição normal da água e pressão osmótica no compartimento de fluido extracelular.
São quatro processos que regulam as concentrações desódio no plasma:
Mecanismo renal: Os rins têm a capacidade de conservar ou excretar grandes quantidades de sódio dependendo do conteúdo do mesmo no líquido extracelular e do volume sangüíneo.são controlados através da reabsorção nos túbulos e na alça de henle, junto com o cloro. . Nos túbulos distais, a interação do hormônio adrenal aldosterona com a dupla Na-K e Na-H de sistema de troca resultadiretamente na absorção de sódio.
Sistema renina -angiotensina –aldosterona: Este sistema exerce importante papel no controle do sódio pelo estimulo e liberação de aldosterona além d e p romover vasoconstrição e estimulação da sede. Sua secreção é estimulada principalmente pela redução da pressão da arteríola renal ou pela redução do suprimento de Na + no túbulo distal.
Peptídio natriurético atrial(NAP): O NAP provoca: aumento da taxa de filtração glomerular, natriurese, kaliurese, diurese e redução da secreção da renina e ald osterona.
Dopamina: . A dopamina atua sobre o túbulo distal estimulando a excreção do Na +.
HIPONATREMIA
Promove, a redução de osmolaridade do líquido extracelular e indica que a quantidade de sódio é menor que o normal para uma dada quantidade de água. Pacientescom hiponatremia são divididos em três categorias com base no volume do líquido extracelular: hipovolêmicos, normovolêmicos e hipervolêmicos.
Hipovolêmica, é caracterizada pelos sinais de hipovolêmia: desidratação, hipotensão, azotemia, taquicardia e oligúria.
Normovolêmica, esta condição resulta da retenção excessiva de água pela incapacidade de excreção. Assim, a capacidade de excretar água éseveramente impedida e o excesso de água ingerida (oral ou intravenosa) facilmente produz hiponatremia dilucional.
Hipervolêmica, os significantes aumentos do sódio ocasiona edemas clinicamente detectáveis pelo acúmulo de água retida no líquido intersticial. Na hipoalbuminemia, promove a excessiva perda de água e a migração de solutos de baixa massa molecular do compartimento intravascular para ocompartimento intersticial.
NATRIÚRIA
É o sódio na urina. A determinação do sódio urinário é útil na avaliação da função tubular, particularmente, na diferenciação de insuficiência renal aguda e necrose tubular aguda.
AMOSTRA
As amostras analisadas para sódio incluem (1) soro, (2) plasma heparinizado, (3) sangue total, (4) suor, (5) urina, (6) fezes ou (7) fluidos gastrointestinais. Ascoletas com tempo marcado de urina, fezes ou fluidos gastrointestinais são preferidas para permitir a comparação dos valores com intervalos de referência e para determinar as taxas de perda de eletrólitos.
DETERMINAÇÃO DO SÓDIO
A determinação do sódio e potássio (v. adiante) tem sido realizada por métodos químicos, fotometria de chama, espectrofotometria de absorção atômica e, mais recentemente,...
tracking img