Metodologia da pesquisa cientifica e juridica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercício referente ao texto do livro de Eduardo Bittar, ‘Metodologia da pesquisa jurídica...’(p. 44-48).

1. A partir da leitura do texto elabora um conceito sobre ciência jurídica.

AsCiências Jurídicas utilizam-se como maneira de obtenção da construção de conhecimento, a inter-relação com outras áreas de conhecimento, tais como a Sociologia, Filosofia, Antropologia, História, etc.Buscando a construção de verdades que não são absolutas, podem se transformar e acarretar a construção de uma nova verdade ou conhecimento.
Seu conhecimento se fundamenta no estudo do conteúdo legal,códigos e normas, sem deixar de lado a observação e o estudo do aspecto social, vivenciados por uma sociedade que se encontra em constantes transformações. Contribuindo para o surgimento ou modificação dosistema legal que mais se adéqua aos fatos sociais de uma determinada sociedade.

2. Quais as principais correntes do pensamento filosófico jurídico que fundamentam a metodologia jurídica?Positivismo, normativismo, egologismo historicismo, sociologismo, culturalismo, tridimensionalismo.

3. Para você, o estudo do Direito deve contemplar a interdisciplinareidade, ou como defende Kelsen,especificar-se apenas ao estudo da norma? Justifique.

O Direito, como ciência social, constrói seu conhecimento por meio da soma de outras ciências, seja humanas ou exatas. Pois para que sejamconstruídas normas que estabeleçam regras de comportamentos em uma sociedade, o Direito necessitará da contribuição do conhecimento de outras ciências para produzir uma determinada norma que atenda os ditamesdeste grupo social.

4. O que já conhece sobre os métodos dogmáticos e zetéticos na ciência jurídica? Explique.

O método dogmático se baseia na aplicação dos aspectos formais do direito,aplicando a lei como está disposta, sem considerar os fatores temporais, espaciais, históricos, religiosos, etc. Busca, nesse método, construir o conhecimento desvinculado do aspecto social da norma....
tracking img