Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA-UNIR PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD NUCLEO DE SAÚDE – NUSAUDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FISICA – DEF

Ácido Fólico

PORTO VELHO/2012
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA-UNIR PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRADNUCLEO DE SAÚDE – NUSAU DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FISICA – DEF

Ácido Fólico

POR: MAISA MAIA SOARES (2°per.)
ELUZIANEVIANA ARAÚJO (6°per.)

PORTO VELHO/2012
INTRODUÇÃO
O ácido fólico ou ácido pteroil-glutâmico(formula molecular C19 H19 N7 O6) é uma vitamina que é conhecida também como vitamina B9 ou vitamina M,ela é hidrossolúvel, e pertence ao complexo B, é imprescindível para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina.

Estrutura

Ácido fólico(2S)-2-[(4-{[(2-amino-4-hydroxypteridin-6-yl)methyl]amino}phenyl)formamido]pentanedioic acid |
|

Metabolismo
A absorção do ácido fólico em concentrações fisiológicas no homem é feita principalmente no primeiro terço do intestino delgado, porprocesso ativo saturável dependente de pH e de sódio, apesar de ocorrer também em toda a extensão do mesmo. Porém, em altas concentrações, atravessa diretamente a parede dos enterócitos sem taismodificações (HERBERT, 1999; GUILLAND e LEQUEU, 1995; O’LEARY e SHEEHY, 2001).
O folato encontra-se no plasma distribuído em três frações: o folato livre, e os ligados aos transportadores de baixa e dealta afinidade que são responsáveis pelo transporte do folato para as células da medula, reticulócitos, fígado, fluido cerebroespinhal e células tubulares renais. Supõe-se que este transporte sejaativo e mediado por um carreador, uma vez que ocorre contra um gradiente de concentração (HERBERT, 1999).
O armazenamento do ácido fólico processa-se principalmente no fígado, num teor de cerca de 50%....
tracking img