Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. (Unifesp) Alguns grupos radicalmente contrários ao uso de organismos geneticamente modificados (transgênicos) na agricultura divulgaram recentemente, no Sul do país, um folheto à população alertando sobre os perigos da ingestão de transgênicos na alimentação. Entre as advertências, constava uma que afirmava incorretamente que "para serem criadas plantas transgênicas são usados os vírus daAIDS" e que tais plantas, se ingeridas, poderiam infectar com o vírus da AIDS toda a população.
a) O que são transgênicos ou organismos geneticamente modificados (OGMs)?
b) Explique por que o vírus da AIDS não poderia infectar uma planta e por que a ingestão de uma planta transgênica não seria capaz de transmitir o vírus da AIDS.

2. (Uerj) A partir de fevereiro de 2003, uma doençainfectocontagiosa - Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS, em inglês), até então desconhecida, provocou surtos de pneumonia, principalmente em países asiáticos.
No momento, existem evidências de que o avanço desta epidemia parece ter sido contido.
a) Cite o tipo do agente infeccioso isolado a partir de pacientes com SARS e uma outra doença causada por patógeno do mesmo tipo, mas transmitida por picada demosquito.
b) Descreva o principal mecanismo de transmissão da SARS e a mais importante medida tomada pelas autoridades de saúde pública para tentar evitar o seu alastramento.

3. (Ufc) Normalmente, os vírus são descobertos e estudados a partir de doenças que causam em seus hospedeiros.
Com base nessa informação e nos seus conhecimentos, responda ao que se pede.
a) A hipótese mais aceita sobre aorigem dos vírus afirma que eles podem ter surgido a partir de segmentos do material genético dos hospedeiros, que escaparam e adquiriram a capacidade de se replicar dentro de outras células desses mesmos hospedeiros. Qual a principal evidência que justifica essa hipótese?
b) O vírus da AIDS (ou SIDA) é denominado de retrovírus. Qual a diferença apresentada por esse tipo de vírus, quandocomparado às células que ele infecta, em relação ao fluxo da informação genética?
c) Qual o principal vetor natural de transmissão de vírus de uma planta infectada para uma planta sadia?

4. (Ufc) A Inglaterra anunciou que meninas entre 12 e 13 anos poderão receber vacina contra o HPV (papilomavírus humano), que causa grande parte dos tipos de câncer do colo do útero, além do condiloma acuminado. Combase nessa informação, responda ao que se pede.

a) Cite dois métodos que podem impedir a contaminação por essa doença e ao mesmo tempo evitar uma gravidez não planejada.

b) Considerando a diversidade de opção sexual,
vacinar apenas indivíduos do sexo feminino será uma medida eficaz para acabar com a transmissão da doença condiloma acuminado na população? Justifique.

c) A descoberta e autilização de uma vacina para uma determinada doença é um grande avanço para a saúde pública. Porém, além das vacinas existe também o soro como forma de imunizar a população. Qual a diferença entre vacina e soro e qual é o mais indicado para uma situação na qual o antígeno já está no organismo?

d) O HPV é um vírus, e os vírus não são considerados como seres vivos por muitos cientistas. Qual aprincipal justificativa para não se considerar vírus como um ser vivo?

5. (Unesp) A AIDS, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença causada pelo vírus HIV ou Vírus da Imunodeficiência Humana. Pergunta-se:
a) O que significa cada uma das palavras: Síndrome, Imunodeficiência, Adquirida?
b) Cite duas maneiras pelas quais se pode adquirir AIDS.

6. (Uerj) Os antibióticos, largamenteusados no combate às infecções bacterianas, deveriam matar as bactérias de modo seletivo, sem interferir no metabolismo das células do corpo humano, o que nem sempre ocorre.

a) Os derivados de cloranfenicol, apesar de terem sido usados como antibióticos, por atuarem sobre o ribossomo de bactérias, também interferem na função de uma organela humana. Indique o processo que é inibido pelo...
tracking img