Bioquimica da saliva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOQUÍMICA DA SALIVA

Introdução
A saliva está presente na cavidade oral, é o liquido que umedece a cavidade bucal, é constituída por varias secreções e outros componentes sendo segregada por todas as glândulas salivares da mucosa bucal, especialmente por três pares de glândulas maiores que são as parótidas, submandibulares e sublinguais.
As glândulas salivares são estimuladas pelo sistemanervoso autônomo e pelos hormônios vasopressina e aldosterona.
A saliva é produzida e secretada pelas glândulas salivares menores, que são glândulas dispersas em todas as camadas de epitélio que reveste o palato, os lábios, as bochechas, as tonsilas e a língua, secretam apenas muco com a função de conservar a umidade da mucosa oral.
As glândulas parótidas são as maiores dos três pares deglândulas, estão localizadas uma de cada lado na face, na frente e abaixo das orelhas, secretam saliva, serosa, medem 5cm de comprimento e 5mm de diâmetro. Quanto a vascularização as glândulas parótidas são supridas pelos ramos das artérias parótidas externas e temporal superficial. As veias dessas glândulas drenam para a veia jugular externa. As parótidas são glândulas serosas puras e contribuem com 25% dasecreção salivar.
As glândulas submandibulares estão localizadas medialmente ao ângulo mandibular, ficando protegidas pelo corpo da mandíbula. Secretam a saliva tipo mista (serosa e mucosa), rica em glicoproteínas. Elas são glândulas mucosserosas e contribuem com 70% da secreção salivar, que apresenta bastante viscosidade em virtude da alta concentração de mucina.
As glândulas sublinguais sãoas menores dos três pares de glândulas salivares, situadas mais profundamente, encontram-se no soalho da cavidade oral e inferiormente à língua. Secretam saliva do tipo mista, mucosserosas. As sublinguais e demais glândulas menores da mucosa bucal são também mucosserosas e contribuem 5% da secreção salivar.
A secreção salivar é induzida por estímulos psíquicos, mecânicos, físicos, químicos,físico-químicos e biológicos. Entre os estímulos psíquicos são muito importantes o odor o sabor e a cor dos alimentos e ainda o estado emocional do individuo. Entre os estímulos mecânicos destacamos as pressões, os movimentos mastigatórios e principalmente as intervenções odontológicas. Entre os estímulos químicos estão todas as substâncias de sabor pronunciado, como as ácidas, bases, doces, amargas,salgadas e medicamentos. O aumento da secreção salivar é chamado sialorréia e é produzido por algumas substâncias como, por exemplo, a pilocarpina. A diminuição da secreção salivar é chamada de sialosquiese e pode ser determinada, por exemplo, pela atropina. Entre os estímulos físico-químicos estão as variações do pH do meio bucal e entre os estímulos biológicos destacam-se os processosinflamatórios da mucosa bucal.
Funções da saliva
A cada minuto se secreta 0,5 ml de saliva, exceto durante o sono, quando a secreção é escassa. A saliva desempenha um papel importante na manutenção dos tecidos bucais, uma vez que exerce um efeito de limpeza arrastando substâncias alimentares e microorganismos patogênicos que se não fossem removidos, contribuiriam para o surgimento de cáries dentais,infecções e deterioração dos tecidos. Além disso, ela também possui enzimas proteolíticas e anticorpos protéicos que destroem as bactérias bucais.
A saliva ajuda na digestão dos alimentos, limpa faringe e boca melhorando a fala, previne caries, controla a acidez na boca e elimina bactérias indesejáveis, alem de prevenir gastrite e afta.
Propriedades Físicas e fisioquímicas da saliva
A saliva é um liquidoclaro, viscoso, alcalino (pH entre 6 e 7), que contém em sua composição: 99,1% de água, 400mg% de substancias orgânicas e 500mg% de substâncias inorgânicas. Além disso, também apresenta dois tipos de secreção protéica: uma secreção serosa e rica em ptialina, que contribuem pela digestão do amido; outra secreção mucosa, que contém mucina, elemento lubrificante que facilita a mastigação e a...
tracking img