Tampoamento salivar

839 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEEVALE

CAPACIDADE DE TAMPONAMENTO DA SALIVA

RAQUEL PEREIRA DAS SILVA
MARILAINE DE AZEVEDO VALANDRO
GRACE SAUTER MILANI
CAROLINE
JOELMA HOCH

NOVO HAMBURGO
2013

RESUMO

O objetivo deste experimento é testar a capacidade de tamponamento da saliva antes e após a ingesta de determinados reagentes. As alterações do pH de cada individuo logo depois da ingestão, em 20 e em 40 minutos, bem como o pH do próprio reagente. Visando instigar os integrantes a discutir o assunto e associá-lo com a propensão a caries. Finalmente elaborar um relatório para comparação e interpretação dos resultados.
Para este teste foram divididos grupos de quatro e cinco pessoas, cada integrante ficou responsável pela ingesta de determinado reagente medindo seu pH salivar antes da ingesta, logo após a ingestão, 20 e 40 minutos após, também foi medido o pH do próprio reagente para determinar sua mudança em contato com a saliva. Todos os resultados foram registrados, comparados e discutidos.

INTRODUÇÃO

O termo pH é usado para descrever o grau de acidez ou alcalinidade (basicidade) de uma solução. A acidez ou a alcalinidade de uma solução é expressa em uma escala de pH que vai de 0 a 14. Essa escala de pH é baseada no número de hidrogênios livres (H+) em uma solução. Uma solução com valor 0 na escala de pH tem muitos H+ e poucos OH-. Uma solução com pH 14, em contraste, tem muitos OH- e poucos H+. (1)
A medida do ph é um dos procedimentos mais importantes e frequentemente utilizados em bioquímica, pois o pH determina muitas características importantes da estrutura e atividade das macromoléculas biológicas, como a atividade catalítica das enzimas (5)
Embora o pH dos vários fluidos corporais possa ser diferente, os limites normais de cada um são específicos e estreitos. Mesmo sabendo-se que ácidos e bases são continuamente ingeridos em forma de comidas e bebidas, os níveis de pH dos fluidos corporais permanecem relativamente constantes por causa dos

Relacionados