Biopirataria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Biopirataria corresponde à exploração, manipulação e transferência entre países de diferentes formas e espécies de seres vivos com finalidade comercial. Cientistas, muitas vezes enviados porempresas, apropriam-se do conhecimento dos nativos e também de seus recursos sem nenhum tipo de autorização ou pagamento. 

As zonas intertropicais do planeta abrigam grande parte dabiodiversidade existente no globo e é justamente nessas áreas que se encontram os países subdesenvolvidos que geralemnte não possuem uma fiscalização que garante a proteção de seus recursosnaturais. 

Segundo estimativas, esse tipo de prática gera uma receita de algo em torno de 10 bilhões de dólares anual, o Brasil é responsável por 10% desse comércio. 

Há no Brasil diversos animaisque são explorados, como é o caso da serpente jararaca que produz substâncias em seu veneno e que, a partir delas, são produzidos medicamentos destinados ao combate à hipertensão. Nos últimosanos um laboratório dos Estados Unidos retirou substâncias de um sapo nativo do Equador que gerou um anestésico capaz de superar a morfina, nesse caso a empresa de medicamentos gerou milhõesem lucro enquanto que o país de origem do animal não obteve nem um tipo de receita. 

Na conferência Eco-92 aconteceu a Convenção da Biodiversidade que gerou o documento Estratégica Globalpara a Biodiversidade no qual ficaram definidas mais de 80 ações ligadas a medidas de preservação da diversidade biológica. Entre muitas dessas ações existe uma ligada à biopirataria que prevêpagamento por parte do explorador interessado ao país do qual está sendo retirado tal recurso biológico. 

Os países que praticam esse tipo de expedição foram contrários à medida, alegandoque nem sempre os estudos geram rendimentos financeiros. Então, essa prática tem sido continuamente executada pelas grandes economias mundiais que deixam de ressarcir os donos dos recursos.
tracking img