Biopatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: BIOPATOLOGIA

2º Ano

Biopatologia: estudo interpretativo da dinâmica da vida e das suas
expressões normais e patológicas.

Ontogenio: desenvolvimento do individuo orgânico
(a série de mudanças de forma que cada individuo passa durante todo o periodo da sua existência). ‫ ۝‬Condicionada pela filogenia ou desenvolvimento da linhagem orgânica.

No seu desenvolvimento, oindivíduo, atravessa vários estadios.

O que são estadios?  São as etapas pelas quais passa o desenvolvimento intelectual, verificando-se uma ordem de sucessão que é constante.  Existem 4 estadios que se sucedem por ordem fixa mas com tempo de permanência variável. Estádio sensório-motor 0 aos 24 meses de vida; Possui raciocínio limitado, mas possui intelegência e é capaz de coordenar meios paraatingir fins.  2 a 7 anos de vida;  Surge na crianças a função simbólica, ou seja, um objecto serve para representar outro. Desenvolve a linguagem.  7 a 11/12 anos de vida;  Desenvolvimento do raciocínio. O individuo passa a ser capaz de realizar operações, que são acções mentais reversiveis.  11 a 15 anos;  Desenvolve a capacidade de raciocinio dedutivo do pensamento abstrato e da reflexão.  Estádio pré-operatório

Estádio das operações concretas Estádio das operações formais

A história do desenvolvimento de um organismo ("ontogenia") repete o desenvolvimento da evolução de sua espécie ("filogenia"). ۞ Zoologista alemão Ernst Haeckel (1834-1919) (desenvolveu esta ideia por volta de 1860). Denominou o processo de “ lei biogenética”.

DISCIPLINA: BIOPATOLOGIA

2º AnoFilogenia e ontogenia
filogenia: habilidades que dependem fundamentalmente da maturação,
resistentes as factores ambientais ex: habilidades rudimentares de um bébé

ontogenia: depende de oportunidades
ex: nadar, andar de bicicleta

A estrutura sistémica do organismo humano: sistemas de equilíbrio, sistemas hoemostáticos e sistemas adaptativos.
Estruturas sistémicas:
 Sistemas deequilibrio Sistemas de homeostático  Sistema adaptativos

Propriedades da homeostase: (levam ao equilibrio) Extremamente estáveis; Toda a sua organização interna, estrutural e funcional, contribui para a manutenção do equilibrio. São imprevisiveis;

Homeostase no corpo humano
A capacidade de sustentar a vida dos fluidos do corpo humano é afectada por todo um leque de factores:        TemperaturaSalinidade pH concentração de nutrientes glicose dioxido de carbono ureia.

O nosso organismo possui mecanismos fisiologicos para manter estes factores dentro dos limites desejáveis.

DISCIPLINA: BIOPATOLOGIA

2º Ano

Exemplos:
Regulação térmica
۞ Os musculos esqueléticos tremem para produzir calor quando a temperatura corporal é muito baixa; ۞ Outra forma de gerar calor estárelacionado com o metabolismo de gorduras; ۞ O suor arrefece o corpo por evaporação.

Regulação quimica

O pancreas produz insulina e glucagon para regular a concentração de açucares no sangue. Os pulmões absorvem oxigénio e excretam dióxido de carbono; Os rins xcretam ureia e regulam as concentrações de água e dumagrande quantidade de iões.

Estádios fulcrais da vida celular: ‫ ۝‬Mitose ‫۝‬Diferenciação ‫ ۝‬Eliminação Mitose: a célula divide-se replicando e duplicando o seu DNA e cromossomas. Diferenciação: a célula diferencia-se sob o comando nuclear, exprimindo-se no seu
citoplasma de forma indirecta por meio de enzimas.

Eliminação: a célula, no se programa, tem a informação de se eliminar (apoptose). Caracteristica comuns a muitos organismos Movimento, alimentação, respiração,crescimento, reprodução, sensação. Mas estes não são universais. No entanto isto não acontece em todos os organismos. Exemplo: os microorganismos, como as bacterias, podem não ter respiração. “ saúde é a manutenção da morfostase e homeostase”. “ a doença é o rsultado da acção de uma agressão que leva a uma alteração não compensada da homeostase e ou da morfostase”.

Onde ocorrem as lesões?
  ...
tracking img