Biomassa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição da biomassa
Biomassa é todo recurso r enovável derivado de matéria orgânica - seja ela animal ou vegetal - que pode ser utilizado na produção de energia. Assim como a energia hidráulica e outras fontes renováveis, a biomassa é uma forma indireta de energia solar. Embora grande parte do planeta esteja desprovida de florestas, a quantidade de biomassa existente na terra é da ordem dedois trilhões de toneladas.
A médio e longo prazo, a diminuição de fontes não renováveis e as pressões ambientalistas poderão levar ao maior aproveitamento energético da biomassa.
Embora grande parte da biomassa seja de difícil contabilização, devido ao uso não comercial, estima-se que, atualmente, ela possa representar até cerca de 14% de todo o consumo mundial de energia primária.Estimativas da Agência Internacional de Energia (AIE) indicam que, futuramente, a biomassa ocupará uma menor proporção na matriz energética mundial – cerca de 11% em 2020 (AIE, 1998). Outros estudos indicam que, ao contrário da visão geral que se tem, o uso da biomassa deverá se manter estável ou até mesmo aumentar, por duas razões, a saber: i) crescimento populacional; ii) urbanização e melhoria nospadrões de vida.

A falta de informações oficiais sobre o uso da biomassa para fins energéticos devem-se principalmente aos seguintes fatores: i) trata-se de um energético tradicionalmente utilizado em países pobres e setores menos desenvolvidos; ii) trata-se de uma fonte energética dispersa; iii) o uso da biomassa para fins energéticos é indevidamente associado a problemas de desflorestamento edesertificação.
Entretanto, essa imagem da biomassa está mudando, graças aos seguintes fatores: i) Demonstração do seu uso e potencial, por meio de novos estudos s e plantas-piloto; ii) uso crescente da biomassa como um vetor energético moderno (graças ao desenvolvimento de tecnologias eficientes de conversão), principalmente em países industrializados; iii) reconhecimento das vantagens ambientaisdo uso racional da biomassa, principalmente no controle das emissões de CO2.

No Brasil, a imensa superfície do território nacional, quase toda localizada em regiões tropicais e chuvosas, oferece excelentes condições para a produção e o uso energético da biomassa em larga escala.

A biomassa serva para produção de Energia Elétrica, produção de Combustíveis Para Automotivos e produção deCombustíveis em Geral.

Fontes primárias
Mamona, lenha, cana-de-açúcar, resíduos industriais, agropecuários, rurais, capim elefante, casca de arroz.
Processamento
O aproveitamento da biomassa pode ser feito por meio da combustão direta (com ou sem processos físicos de secagem, classificação, compressão, corte/quebra etc.), de processos termoquímicos (gaseificação, pirólise, liquefação etransesterificação) ou de processos biológicos (digestão anaeróbia e fermentação).
Para aumentar a eficiência do processo e reduzir impactos socioambientais, tem-se desenvolvido e aperfeiçoado tecnologias de conversão mais eficientes, como a gaseificação e a pirólise.
Combustão: A combustão é a transformação da energia química dos combustíveis em calor, por meio das reações dos elementos constituintes com ooxigênio fornecido.
Embora muito prático e, às vezes, conveniente, o processo de combustão direta é normalmente muito ineficiente. Outro problema da combustão direta é a alta umidade (20% ou mais no caso da lenha) e a baixa densidade energética do combustível (lenha, palha, resíduos etc.), o que dificulta o seu armazenamento e transporte.

Gaseificação: A gaseificação é um processo deconversão de combustíveis sólidos em gasosos, por meio de reações termoquímicas, envolvendo vapor quente e oxigênio, em quantidades inferiores à combustão. A gaseificação de biomassa, no entanto, não é um processo recente. Atualmente, esse renovado interesse deve-se principalmente à limpeza e versatilidade do combustível gerado, quando comparado aos combustíveis sólidos.
Pirólise: A pirólise ou...
tracking img