A compnia costa bravo iniciou suas atividades em 01081933

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
no ramo de revenda de peças para automeioTeorias da Administração
Profa. Me. Suzana Márcia Marangoni

UNISEB Centro Universitário

5/10/2012

Módulo 2.2 Unidade 1
Abordagem Clássica

UNISEB Centro Universitário

Você sabia?
A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza uma função abaixo docomando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro (CHIAVENATO, 2000).

http://admeinfo.blogspot.com
3

Mudando os Paradigmas...

4

http://www.ivoviuauva.com.br

É uma ciência nova? Os venezianos, no período medieval, padronizaram a produção de navios, por meio de uma linha de montagem, armazéns e estoques.

http://www.baixaki.com.br
5

Desde quando existe aAdministração?

Desde quando existe a Administração?
Desde as grandes construções históricas, como as pirâmides do Egito, há indícios da existência de dirigentes capacitados de realizar planejamento e direção de milhares de trabalhadores. Desde 4000 a.C. os egípcios reconheceram a necessidade de planejar, organizar e controlar.
(CHIAVENATO,1999, p. 26)

http://www.imotion.com.br
6

Fundamentosdo Pensamento Administrativo
• Até 1700 os sistemas caseiros de produção; artesãos orientavam aprendizes na execução do trabalho manual de produtos. • Após a Revolução Industrial (século XVIII), as oficinas artesanais foram substituídas por fábricas, o centro dos negócios foi transferido da agricultura para a indústria.
7

Fundamentos do Pensamento Administrativo
Adaptado de Maximiano (2004).8

Quadro 1 – Tendências da Revolução Industrial
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Substituição do artesão pelo operário especializado Surgimento das fábricas Crescimento das cidades, originando novas necessidades de administração pública Surgimento dos sindicatos Administração consolida-se como área do conhecimento Primeiras experiências práticas com a Moderna Administração de Empresas (SOHO)

ATeoria Clássica da Administração
Henri Fayol Engenheiro de minas francês, nasceu em Constantinopla, em 29 de julho de 1841. Foi diretor de diversas sociedades de sua especialidade. Dedicou-se a organizar de forma racional o pessoal das grandes empresas, uma necessidade de sua época.
Adaptado de Fayol (1994) e Maximiano (2004).
9

mustafamemisoglu.blogspot.com

Henri Fayol A Teoria Clássica daAdministração
• Para Fayol, administrar não era aumentar a velocidade de processamento, mas sim promover um arranjo organizado e integrado entre produção, vendas e finanças, levando em consideração as funções da organização;
(WREN, 2005)

10

As 5 Funções da Empresa, segundo Fayol
• Prever: “explorar” o futuro e traçar o programa de ação; • Organizar: o material e social da empresa, ouseja, formar uma equipe e ter recursos materiais para o desenvolvimento do trabalho; • Comandar: dirigir o pessoal; • Coordenar: ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os reforços; e • Controlar: cuidar para que tudo corra de acordo com as regras estabelecidas.
11

Henri Fayol A Teoria Clássica da Administração
• Afirmava que nada era rígido ou absoluto em se tratando de problemasadministrativos. Por esse motivo, os 14 princípios escritos por ele deveriam ser aplicados de forma flexível, de acordo com a situação e a realidade de cada empresa.

12

Frederick Winslow Taylor Administração Científica
maribelsuescun.blogspot.com
13

- Taylor nasceu na Filadélfia, Estados Unidos, em 1856; - Família de classe média, permitindo seu ingresso em boas escolas; - Iniciou suasatividades profissionais como torneiro;

Frederick Winslow Taylor Administração Científica
• A Administração Científica representou um marco na evolução das ideias sobre produção, riqueza e relações harmônicas entre empregadores e empregados;
(TAYLOR, 1995)

• Frederick Taylor foi seu principal criador. Ele estudou, cientificamente, os problemas fabris de sua época e popularizou a noção de...
tracking img