Biomas terrestres: alguns biomas terrestres brasileiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E. DEPUTADO ANTONIO MOREIRA COELHO










Thainá dos Santos Nascimento
Lucas Oliveira de Jesus










BIOMAS TERRESTRES:
Alguns biomas terrestres brasileiros





















São Vicente -2012
E.E. DEPUTADO ANTONIO MOREIRA COELHO










Thainá dos Santos Nascimento
Lucas Oliveira de Jesus












BIOMASTERRESTRES:
Alguns biomas terrestres brasileiros










Trabalho apresentado à Escola Estadual Deputado Antônio Moreira Coelho como parte do conteúdo da disciplina de Biologia do segundo ano do ensino médio sob orientação da Professora Cristiane.








São Vicente -2012
Índice

1.Introdução 4

2. Biomas Terrestre. 5

3. Biomasterrestres brasileiros 8

3.1 Amazônia 8

3.2 Cerrado 9

3.3 Mata Atlântica 9

3.4 Caatinga 10

3.5 Pantanal 10

3.6 Pampas ou Campos Sulinos 12

4. Considerações finais 14

5. Anexos 15

5.1Biomas terrestres 15

5.1.1 Gráfico sobre biomas terrestre no mundo 15

5.1.2 Tundras 15

5.1.3 Taigas 16

5.1.4 Floresta Temperada 16

5.1.5 Savanas 175.1.6 Deserto 17

5.1.7 Campos de gramíneas. 17

5.2 Biomas terrestres brasileiros 18

5.2.1Amazônia 18

5.2.2 Pantanal 19

5.2.3 Caatinga 20

5.2.4 Cerrado 21

5.2.5 Pampas ou Campos sulinos 22

5.2.6 Mata Atlântica 23

Bibliografia 24



1.Introdução



Bioma é uma unidade biológica ou espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia (aspecto da vegetação de um lugar), o solo e a altitude específicos. Alguns, também são caracterizados de acordo com a presença ou não de fogo natural.

Não existe consenso sobre quantos biomas existem no mundo. Isso porque a definição de bioma varia de autor para autor. Mas, em geral, são citados 11 tipos de biomas diferentes que costumam variar de acordo com a faixaclimática. Por exemplo, o bioma de floresta tropical no Brasil é semelhante a um bioma de floresta tropical na África devido a ambos os locais se situarem na mesma faixa climática. Isso significa que as fitofisionomia, o clima, o solo e a altitude dos dois locais são semelhante, muito embora possam existir espécies em um local que não existem no outro.

Os biomas são: florestas tropicais úmidas,tundras, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, bioma mediterrâneo, prados tropicais ou savanas, florestas temperadas de coníferas, desertos quentes, prados temperados, florestas tropicais secas e deserto frio. Existem ainda, os sistemas mistos que combinam características de dois ou mais biomas.

Em um mesmo bioma, podemos encontrar vários ecossistemas – uma unidadenatural caracterizada pelas interações dos seres vivos entre si e destes com o meio ambiente. Podemos citar como exemplos a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica, que são ecossistemas dentro do bioma das florestas tropicais e que, por sua vez, também possuem diferentes ecossistemas em seu interior.

Os biomas podem, ainda, ser divididos em biomas aquáticos do qual fazem parte a plataforma continental,recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas; e biomas terrestres. Os biomas terrestres são constituídos por basicamente três grupos de seres: os produtores (vegetais), os consumidores (animais) e os decompositores (fungos, bactérias).

Em relação aos biomas brasileiros podemos citar: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa, Floresta Araucária, Pantanal.





2. BiomasTerrestre.



























Como é muito comum utilizar como sinônimos os termos bioma e ecossistema, primeiro, vamos deixar claro que, aqui, estamos chamando de biomas os ambientes e de sistema ecológico ou ecossistema a relação entre as comunidades e o ambiente físico.

Já que é muito difícil definir onde se inicia e onde acaba cada um bioma, podemos...
tracking img