Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A biosfera é o resultado da soma dos chamados biociclos: o talassociclo, limnociclo e epinociclo que são, respectivamente, o meio marinho, o meio das águas doces e o meio terrestre.
Talassociclo (meio marinho)
Compreende todos os ecossistemas marinhos.
* maior dos biociclos;
* 72% da biosfera;
* maior número de organismo, porém, menor diversidade;
* fauna predominante sobre flora;
*climaticamente é o biociclo mais estável;
* cefalópodos (polvo, lula) e equinodermos (ouriço, estrela-do-mar) são exclusivos deste biociclo;
* profundidade máxima: 11.000 m nas Fossas Marianas, no Oceano Pacífico;

Fatores abióticos

*Luz
-> a zona eufótica (muito iluminada)
-> a zona disfótica (pouco iluminada)
-> a zona afótica (totalmente sem luz)
* Salinidade - os sais sãocarregados pelos rios para os mares.
* Correntes - dependem dos ventos, da rotação da Terra, das diferenças de densidade da água e salinidade.
* Nutrientes minerais - a maior concentração está na Plataforma Continental. Em locais de ressurgência há troca das águas superficiais pelas profundas (a riqueza de minerais do fundo sobe, havendo riqueza de vida na região).

Fatores bióticos

*Plâncton –conjunto de seres que se deslocam passivamente na água, arrastados pelas ondas e correntes marinhas. Apesar de muitos possuírem movimentos próprios, os seres planctônicos são fracos demais para vencer a força da correnteza e das ondas.
Esses organismos distinguem‐se com base na cadeia alimentar marinha em: fitoplâncton (autotróficos) e o zooplâncton (heterotróficos).
Os principais organismosplanctônicos são: as algas microscópicas, os protozoários, pequenos crustáceos, larvas de crustáceos (copépodos, ostrácodas e o Krill), larvas de vários animais e as medusas.
* Nécton - inclui os seres dotados de movimento ativo, capaz de nadar e vencer as correntes. É o caso dos peixes e dos mamíferos aquáticos. São eles: os peixes, cetáceos, moluscos (polvo e lula), crustáceos (camarão), répteis(tartaruga), etc.
* Bentos - vivem no fundo (fixos, nadando ou rastejando). São os equinodermos (estrelas-do-mar), os espongiários, celenterados (corais e anêmonas), crustáceos (cracas), moluscos (ostras), etc.
Divisão física (profundidade)
Zona litorânea → limite existente entre o nível das marés (alta e baixa).
Zona nerítica → região que atinge aproximadamente 200 metros de profundidade, seestendendo cerca de 50 a 60 km da margem litorânea. Representa o limite com maior biomassa e produtividade aquática, abrigando um grande número de organismos.
Zona batial → localizada abaixo da zona nerítica, situa‐se entre 200 a 2000 metros de profundidade.
Zona abissal → ambiente marinho mais profundo, situada entre 2000 metros de profundidade e o substrato oceânico, sendo uma região totalmenteafótica (sem luz), onde habitam poucas formas de vida.

--> Sistema Pelágico - corresponde à água situada sobre os sistemas litorâneo e abissal. Apresenta-se dividido em dois distritos:
* Distrito Nerítico - água sobre o sistema litorâneo.
* Distrito oceânico - água sobre o sistema abissal.

Limnociclo (meio dulcícola)
LIMNOCICLO - O biociclo da água doce. O conjunto dos ecossistemas deágua doce é chamado limnociclo, e é o menor de todos os biociclos estudados. É o menor ambiente da Terra O Limnociclo pode ser divididos em duas partes:

Águas lóticas segmento formado por rios, riachos e corredeiras, em que a água se desloca rapidamente. Águas lênticas formado por lagos, lagoas, represas e pântanos, em que a água fica praticamente parada. Os organismos que compõem a partebiótica do limnociclo também são divididos em plâncton, nécton e bentos, com as mesmas características dos seus correspondentes marinhos.

Águas lóticas
Com as águas em permanente movimento, esses ecossistemas se apresentam bem oxigenados e ricos em nutrientes inorgânico trazidos. Principalmente, pela erosão dos terrenos adjacentes a suas margens. Como se pode perceber, trata-se de um ecossistema...
tracking img