Karern

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.mundojovem.com.br/entrevistas/edicao-421-entrevista-ideb-em-busca-da-qualidade-na-educacao
http://revistaescolapublica.uol.com.br/textos/17/o-segredo-do-ideb-246398-1.asp
http://educarparacrescer.abril.com.br/indicadores/ideb-299357.shtml

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica está inserido no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, do Ministério da Educação. É umíndice calculado para cada escola e rede escolar, que varia de zero a dez. Essa Nota é composta pelas taxas de aprovação dos alunos e pelos resultados de desempenho de alunos em testes que chamamos de larga escala (SAEB e Prova Brasil). O índice vem sendo calculado pelo Ministério da Educação desde 2007, mas, quando ele foi divulgado, os dados provinham do ano de 2005. E ele vai sendo divulgado dedois em dois anos.

Eu penso que temos que chamar a atenção para um nome: Desenvolvimento da Educação Básica. É um índice que pretende narrar e se mostrar como uma medida da qualidade da educação no Brasil. Em 2007, o IDEB foi lançado no bojo do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Na verdade, não é um plano, mas um conjunto de programas e de ações do Ministério da Educação, envolvendoEducação Básica e Educação Superior nas suas distintas modalidades e etapas. No interior do PDE, existe o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que prevê elaboração, pelos estados e pelos municípios, do Plano de Ações Articuladas (PAR). Então, entre outros objetivos, concretamente, a existência do IDEB permitiu ao governo federal ter prioridades em termos de assistência técnica efinanceira da União a escolas e a redes municipais e estaduais. Portanto cada escola, cada rede municipal e estadual tem um IDEB. Em síntese, o objetivo é a melhoria da qualidade da Educação Básica, mas que essa melhoria possa ser quantitativamente mostrada ou buscada através do índice existente e da projeção de metas para esse índice. Aos poucos, o IDEB está sendo utilizado para outras finalidades, quenão são aquelas inicialmente traçadas. Ao IDEB deve ser agregada uma série de outros resultados e expressões de qualidade que possam de fato forçar a melhora da qualidade de educação.

O que significa qualidade da educação?
Refiro-me a algo um pouco complexo, que é a definição de condições de qualidade da educação. Condições de qualidade dizem respeito a tudo quanto está relacionado à valorizaçãodos profissionais da educação, refere-se ao salário, à carreira e às condições de trabalho em geral. Desde o número de alunos em sala de aula até equipamentos e material pedagógico disponível em cada uma das áreas da formação. As boas condições de trabalho do professor estão relacionadas a muitos fatores. Poderia se dizer que uma primeira grande dimensão é a formação e a valorização dosprofissionais da educação. Um segundo grande campo diz respeito à infraestrutura física e aos materiais pedagógicos: ter bons prédios, boas instalações e tudo o que está relacionado a materiais e equipamentos pedagógicos Tem uma dimensão também que está relacionada à gestão, principalmente gestão pedagógica, no caso das escolas públicas. Penso que, quando nos deparamos com o IDEB de uma escola, sempre épreciso ter presente que as taxas de promoção dos alunos e o desempenho nos testes de Português e de Matemática decorrem das condições de oferta da educação. Agora, essas condições não são algo a ser olhado de modo descontextualizado.

O índice permite um mapeamento detalhado da educação brasileira, com dados por escolas, municípios e estados, além de identificar quem são os que mais precisam deinvestimentos e cobrar resultados. A Prova Brasil e o SAEB são aplicados a cada dois anos. A coleta e compilação dos dados demora cerca de um ano. Quando o IDEB foi criado, foram utilizados os dados de 2005, divulgados em 2006. Em 2008, saíram os resultados de 2007. Em 2010, foram divulgados os resultados de 2009. E em 2012, os dados de 2011.

Para os pais, o Ideb é uma excelente ferramenta...
tracking img