Estudante engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

GABRIEL MANCEBO RUSSO

MOLDES PERMANENTES



Ponta Grossa
2013
GABRIEL MANCEBO RUSSO

MOLDES PERMANENTES

Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no programa de aprendizagem de Fundição comorequisito para a obtenção de nota parcial.
Orientador: Professor Doutor Ivanir Luiz de Oliveira

PONTA GROSSA
2013
SUMÁRIO

1 LINGOTAMENTO
1.1 CONTINUO
1.2 DESCONTINUO
2 FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO
2.1 HORIZONTAL
2.2 VERTICAL
3 FUNDIÇÃO POR INJEÇÃO DE METAIS
3.1 CÂMARA A QUENTE
3.2 CÂMARA A FRIO
4 FUNDIÇÃO COM COQUILHA POR GRAVIDADE
5 FUNDIÇÃO A BAIXA PRESSÃO
6FUNDIÇÃO A VÁCUO

1 Lingotamento
Esse processo se refere a produção de placas e blocos de metal, onde o produto se define pelo formato do molde a ser escolhido. Esse processo se divide em lingotamento continuo e lingotamento descontinuo.

1.1 Continuo
Consiste em vazar o aço em um molde de cobre refrigerado a água, primeiro o metal liquido deve ser vazado para o distribuidor, após issoabre-se a válvula do distribuidor e começa a vazar o aço, através de tubo refratário, para o molde da peça produzida, quando o aço chega ao molde ocorre intensa transferência de calor onde o metal volta a se solidificar retira-se esse metal pela parte inferior permitindo assim se produzir o próximo lingote e de forma mecânica ou gravitacional, extrai-se o lingote. Geralmente esse processo ocorrecom resfriamento a água, para evitar o contato do metal com o ar, o que gera defeitos por oxidação, foi criado um sistema fechado que permite o vazamento do metal no molde.

1.2 Descontinuo
Diferentemente do processo de lingotamento continuo o produto não é retirado pela parte inferior, sendo necessário repetições para a produção de novas peças, o molde desse processo é conhecido comolingoteira, o processo em questão possui três etapas: A fusão do metal juntamente com a desgasificação, geralmente realizado com argônio, e refinamento de grão, após isso é realizado o vazamento, durante essa etapa junto ao metal se mistura partículas de cerâmica para a formação de nucleantes afim de se obter grãos homogêneos, e por fim ocorre a desmoldagem do produto, caracterizando o lingote, para aprodução de mais lingotes é utilizado o mesmo molde.

2 Fundição por Centrifugação
O processo consiste em vazar o metal liquido em um molde que possua movimento de rotação, que pressiona o metal contra a parede do molde aonde o metal vai se solidificar nesse processo é possível trabalhar com o mínimo de sobremetal, o processo pode ser realizado em alta velocidade, elimina-se os gases, aporosidade e as inclusões, e proporciona um excelente acabamento superficial, o metal pode ser vazado tanto por um ou pelos dois topos, ou até mesmo por um canal de espessura variável. Esse processo tem aplicabilidade em diversos setores da indústria, se destaca os tubos, cilindros hidráulicos, condutas para transporte de material abrasivo, rodas, êmbolos e corpos de válvulas, assim como o lingotamentoesse processo se divide em 2 formas de realização.

2.1 Horizontal
Esse processo é realizado para peças com rotação no eixo horizontal, a princípio esse método era utilizado apenas para ferro fundido e tubos de cobre, mas atualmente esse processo pode ser aplicado e todo tipo de peças cilíndricas na indústria.
O resfriamento desse processo é realizado pela camisa de agua que o revolve,inicia-se o vazamento do metal por uma calha de alimentação ligada a panela de fundição, e durante esse processo o molde é deslocado longitudinalmente em relação a calha, e projetando o metal contra a parede do molde cilíndrico solidificando-o dessa forma.

2.2 Vertical
O processo é geralmente utilizado em peças com rotação no eixo vertical, sendo possível utiliza-lo em peças com eixo horizontal,...
tracking img