biosfra seus biociclos

3875 palavras 16 páginas
A Biosfera e seus Biociclos
A Terra é o único planeta que conhecemos que possui vida. Isto se deve ao fato dele possuir um espaço onde é possível ter vida chamado de biosfera, nela encontram-se todos os ecossistemas existentes na Terra. Os ecossistemas são os locais que reúnem condições favoráveis para que haja vida.

A biosfera é dividida em três biociclos, que são ambientes menores existentes dentro dela. Há o talassociclo – biociclo marinho (mares e oceanos), o epinociclo – biociclo terrestre (terra firme) e o limnociclo – biociclo da água doce (rios, lagos e lagoas).

Os biociclos são formados por biócoros. Estes são divididos em zonas diferentes chamadas de biomas, que são ecossistemas semelhantes entre si com fauna, flora e climas próprios, que interagem entre si em harmonia.

Talassociclo – os mares e oceanos ocupam ¾ da biosfera, correspondendo 363 milhões km². Os principais fatores abióticos no ambiente marinho são: luz, temperatura, salinidade e pressão hidrostática.

O biociclo marinho é formado pelo conjunto de seres vivos que vivem na água salgada representados por três componentes bióticos: plâncton, nécton e benton. Os plânctons são seres microscópicos e não possuem movimentos próprios, assim sendo arrastados pelas correntezas. O plâncton vegetal é chamado de fitoplâncton e se constitui de algas.O animal é denominado zooplâncton e se compõem principalmente de microcrustáceos e de protozoários. O plâncton serve de alimento para os animais que vivem no biociclo marinho.

Os néctons são seres vivos macroscópicos que possuem movimentos próprios, podendo nadar livremente como peixes, mamíferos marinhos (golfinhos, baleias), tartarugas entre outros.

Os bentos são os seres que vivem no fundo dos mares e oceanos, e passam a maior parte de suas vidas, afixados ou enterrados na areia como corais, ostras e mariscos.

O biociclo marinho é dividido em três biócoros distintos: o biócoro da zona nerítica, que vai da superfície à 200 metros

Relacionados