Biografia toyoda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Toyoda Kiichiro (1894-1952)

Toyoda Kiichiro, foi um engenheiro mecânico japonês que decidiu construir carros após uma viagem a Nova York em 1922, pois percebeu a importância doautomóvel e preocupou-se com a influência que os americanos teriam na economia japonesa.
Trabalhou na fábrica têxtil de seu pai, Toyoda Sakichi, onde em 1930 construiu um protótipo de motor a gasolina,vendeu a patente do tear automatizado para financiar novos empreendimentos. Persuadiu o pai a entrar no negócio e a partir de então começou a visitar as principais fábricas americanas e européias,como Ford e General Motors, para entender sobre o conceito de linha de montagem.
Em 1937, fundou a Toyota Motor Company. Usou sua própria pesquisa e criatividade para desenvolver um método deprodução que se adaptasse à situação de seu país. Depois de Ford, foi o administrador que mais teve influência nos processos de produção. Foi ele que desenvolveu o sistema Just-In-Time ou estoque zero,um sistema de produção puxada, que só produzia aquilo que o mercado encomendava justamente porque não dispunha de materiais e dinheiro para acumular estoques. Também chamado de “Sistema de produçãodos pobres”, foi dele que surgiu o conceito dos japoneses de eliminar qualquer tipo de desperdício. Tinha como seguintes preceitos: 1) o trabalho padronizado; 2) a melhoria contínua dos processos; 3)identificação e redução dos desperdícios; 4) manutenção de um ambiente de trabalho limpo e ordeiro; 5) desenvolvimento de produtos, tendo em mente seu processo de fabricação; 6) gestão da cadeia desuprimentos.
Toyoda Kiichiro morreu de hemorragia cerebral em 27 de março de 1952, aos 58 anos, deixando a presidência da companhia com seu primo Toyoda Eiji.
A Toyota superou a Ford em 1980e, na década de 1990, sua qualidade e produtividade eram cerca de 50% superiores às da Ford.
Hoje, a Toyota está presente em 160 países e transformou-se em uma das maiores e mais eficientes...
tracking img