Mid2 fcaps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1/14

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
NÚCLEO DE PESQUISA INTERDEPARTAMENTAL EM REDES DE COMPUTADORES (NUPERC)
MESTRADO EM REDES DE COMPUTADORES

IVAN KOGA IVO KOGA HERBERT MONTEIRO ANTONIO CARLOS DOS SANTOS PAIXÃO MARCOS PORTNOI

MIB2: MAPEAMENTO DE OBJETOS DOS GRUPOS IP E TRANSMISSION-ETHERLIKE EM CRITÉRIOS DE GERÊNCIA FCAPS

Salvador – BA 2005

2/14

Objetivo
Este trabalhotenciona analisar os objetos definidos na MIB2 (subárvore MIB2 1.3.6.1.2.1), oriundos da tecnologia de gerenciamento de redes SNMP (Simple Network Management Protocol), para os grupos IP e Transmission: Etherlike. A análise pretende mapear os objetos segundo as funcionalidades da gerência de redes segundo o critério FCAPS, definido pela iniciativa OSI.

Introdução
O critério FCAPS (Fault,Configuration, Accounting, Performance and Security) divide a gerência de redes em cinco grande áreas funcionais, segundo a OSI/ISO:

• • • • •

Gerenciamento de falhas Gerenciamento de configuração Gerenciamento de contabilização Gerenciamento de desempenho Gerenciamento de segurança

O gerenciamento de falhas compreende localizar a falha na rede, isolá-la e reconfigurar a rede (de modo a permitirque a rede continue funcionando), e reparar ou trocar o componente que apresentou falha. O gerenciamento de configuração busca tratar a inicialização da rede, seu desligamento total ou parcial e, durante a operação, manter controles atualizados que exprimam as relações entre os componentes da rede e o estado destes.

3/14

O gerenciamento de contabilização destina-se a fazer o acompanhamentodos recursos da rede, com vistas a cobrar pelo uso destes ou ainda monitorar acessos e sobrecargas de acessos por usuários privilegiados, detectar uso ineficiente da rede (e permitir otimização) e conhecer o perfil de atividades dos usuários. A contabilização precisa então manter registros que possam ser consolidados em relatórios e que gerem as cobranças apropriadas. O gerenciamento de desempenhoprocura monitorar as atividades na rede e fazer ajustes nesta, a fim de melhorar o desempenho. Várias medidas são mantidas, como vazão, disponibilidade, tempo de resposta e utilização, e as ações de melhoria são tomadas com base na avaliação das medidas. O gerenciamento de segurança envolve a geração, distribuição e armazenamento de chaves de criptografia, o monitoramento e controle de acesso àrede e às informações de gerenciamento, manutenção de arquivos de ocorrência (logs) e manutenção e distribuição de informações acerca de autorizações e acessos (SOUZA, 2005).

Mapeamento dos Objetos em FCAPS
A tabela a seguir reúne os objetos dos grupos IP e Transmission 7, definidos nas RFCs 1213 (McCLOGHRIE, 1991), 1354 (BAKER, 1992) e 2011 (KASTENHOLZ. 1994). A primeira coluna traz o nome doobjeto. A segunda coluna, a identificação na árvore MIB2, ou o Object Identifier (OID). A terceira coluna faz uma breve descrição do objeto e, finalmente, a quarta coluna correlaciona as áreas definidas na FCAPS onde o objeto gerenciável em questão pode ser de utilidade.

4/14

Tabela 1: Objetos da MIB2 (grupos IP e Transmission-Etherlike) relacionados com critérios FCAPS.
Nome do ObjetoipForwarding ipDefaultTTL OID ip 1 ip 2 Descrição Flag que indica se entidade passa adiante os pacotes recebidos, mas não destinados a ela. Valor default do campo Time-To-Live para o cabeçalho IP de datagramas originados na entidade, quando o TTL não é fornecido pela camada de transporte. Número total de datagramas recebidos pelas interfaces, incluindo datagramas com erros. Número de datagramas (deentrada) descartados devido a erros no cabeçalho IP. Número de datagramas (de entrada) descartados com endereço IP de destino inválidos para esta entidade. Número de datagramas (de entrada), com destino diferente da entidade, que foram encaminhados adiante. Se a entidade não é um gateway, este número só inclui os datagramas source-routed via esta entidade. Número de datagramas destinados à...
tracking img