Biografia eva furnari

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia
Sua família mudou-se para o Brasil em 1950, quando Eva tinha dois anos. Cresceu na nova pátria, formando-se em Arquitetura pela Universidade de São Paulo, e a partir de 1976 dedicou-seinicialmente a livros com ilustrações, sem texto.
Colaborando com a Folhinha, suplemento infantil do jornal paulistano Folha de S. Paulo, criou sua personagem mais famosa: a Bruxinha.
Como autorainfanto-juvenil e como ilustradora recebeu o Prêmio Jabuti , nos anos de 1986, 1991, 1993, 1995, 1998 e 2006.
Em 2002 foi escolhida para ilustrar a reedição de seis livros da obra infantil de ÉricoVeríssimo.
A obra de Furnari, composta essencialmente de pequenos livros, é uma das mais profícuas na Literatura infantil brasileira atual. Como a própria autora revelou, numa entrevista [1], a ilustraçãoprecedeu a produção literária - mas foi nesta última que veio efetivamente a se destacar.
Agora completando 62 anos pretende não parar nunca de escrever.
Outra parte

Nasceu em 1948. Formada emarquitetura pela Universidade de São Paulo, é escritora e ilustradora de livros infantis desde 1980. Já publicou cinqüenta livros. Foi professora de artes; durante quatro anos publicou histórias semanaisde Bruxinha, sua personagem mais conhecida no suplemento infantil do jornal Folha de S.Paulo. Criou duas peças de teatro com base em seus livros Truks - que ganhou o Prêmio Mambembe em 1994 - e ABruxa Zelda e os 80 docinhos e colaborou como ilustradora em diversas revistas. Tem livros publicados no México, Equador e Bolívia. Participou de várias exposições de ilustradores brasileiros e feiras delivros no exterior. Entre os diversos prêmios que recebeu estão o Prêmio Jabuti de Melhor Ilustração (três vezes), sete prêmios FNLIJ e o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA)pelo conjunto da obra. Participou da Lista de Honra do International Board on Book for Young People (IBBY), órgão consultivo da Unesco para o livro infantil, com O feitiço do sapo (Ática, 1996)....
tracking img