Amebiase extra intestinal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO.



Para entendermos da amebíase extra intestinal, também precisaremos conhecer a apresentação assintomática desse parasita.

A E. histolytica é o agente etiológico da amebíase extra intestinal, importante problema de saúde publica que ocasiona o óbito de 100.000 pessoas anualmente, constituindo a segunda causa de mortes por parasitose. No inicio do século XX,estimava-se que cerca de 12% da população mundial portava o parasito em seu trato intestinal, mas destes, somente 10% apresentavam sintomas da doença. Este elevado número de assintomáticos fez Brumpt, em 1925, sugerir a existência de outra espécie de ameba, E. díspar, infectando os assintomáticos. Esta hipótese foi rejeitada pela maioria dos pesquisadores na época, que acreditavam que a grandevariabilidade de virulência da E. histolytica respondia por aquele quadro. Porém, na década de 80 começaram a acumular-se dados que dava suporte à hipótese de Brumpt. Inicialmente, estudos do perfil isoenzimáticos; em seguida, diferenças imunológicas e genéticas também foram somadas. E, em 1977, a OMS assume a E. díspar como espécie infectando o homem. Esta nova espécie seria a responsável pela maioriadas infecções assintomáticas atribuídas à E. histolytica. No entanto, casos amebíase sintomática, denominados colite não-disentérica, foram identificados como produzidos pela E. díspar. Os casos estudados de indivíduos apresentando este quadro clínico não mostraram invasão da mucosa, consistindo num forte indício de que esta ameba não produziria doenças como a E. histolytica.

Atualmente,mesmo com o ressurgimento da E. díspar, a amebíase continua definida como infecção sintomática ou assintomática causada pela E. histolytica. A prevalência desta protozoose e a porcentagem de assintomáticos deve ainda ser definida.



2 MORFOLOGIA.


A Entamoeba histolytica apresenta quatro fases: trofozoíto ou forma vegetativa, cisto ou forma de resistência, pré-cisto e metacisto.


2.1TROFOZOÍTO

Mede de 20 até 40 micrometros, mas pode chegar a 60 micrometros nas formas obtidas de lesões tissulares (forma invasiva). Geralmente tem um só núcleo. O citoplasma apresenta-se em ectoplasma, que é claro e hialino, e endoplasma, que é finamente granuloso, com vacúolos e restos de substâncias alimentares (Fig. 2.1).


A membrana nuclear é bastante delgada e a cromatinajustaposta internamente a ela é formada por pequenos grânulos, uniformas no tamanho e na distribuição, dando ao núcleo um aspecto de anel.
Na parte central do núcleo encontra-se o cariossoma, também chamado endossoma. É pequeno e com constituição semelhante à cromatina periférica. Às vezes, o cariossoma apresenta-se formados por pequenos grânulos centrais, dando uma configuração, com a cromatina, de“roda de carroça”.

2.2 PRÉ-CISTO

É uma fase intermediaria entre o trofozoíto e o cisto. É ovale ligeiramente arredondado, menor que o trofozoíto. O núcleo é semelhante ao do Trofozoíto. No citoplasma podem ser vistos corpos cromatóides, em forma de bastonetes, com pontas arredondadas.



2.3 METACISTO

É uma forma multinucleada que emerge do cisto no intestino delgado, onde sofre divisões,dando origem aos trofozoítos.

2.4 CISTOS

São esféricos ou ovais, medindo entre 8 a 20 micrometros de diâmetros. Os núcleos são poucos visíveis. Os corpos cromatóides, quando presentes nos cistos, têm a forma de bastonetes ou de charutos, com pontas arredondadas. Às vezes apresentam-se como massas de formas regulares; seu numero é variável, mas, em geral, de um a quatro.
Na microscopiaeletrônica, os trofozoítos da E. histolytica se caracterizam pela ausência de mitocôndrias, aparelho de Goldi, retículo endoplasmático, cetríolos e microtúbulos, que são organelas diferenciadas e encontradas nas células eucariotas.


3 CICLO BIOLOGICO E BIOLOGIA.

O ciclo de vida de Entamoeba histolytica é monoxênico e se encontra resumido na Fig. 3.1. No ciclo encontram-se quatro...
tracking img