Bioestatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOESTATÍSTICA
INTRODUÇÃO E CONCEITOS BÁSICOS

INTRODUÇÃO

Muitos autores, ao tratarem da história, acabam criando uma confusão entre método estatístico (ou estatística), e estatísticas. Como a palavra estatística se origina de status, ou estado, em Latim, o primeiro uso da palavra sempre esteve muito mais próximo de descrições e dados relativos a interesses de ordem administrativa. Oprimeiro uso dessas informações como ferramenta administrativa, é fácil imaginar, está ligado aos antiquíssimos interesses de governantes em busca de otimização dos meios de coleta de impostos. Apesar da palavra estatística já aparecer nas enciclopédias a partir do final do século XVIII (1), foi somente no início do século XX que o verdadeiro método estatístico nasce na Inglaterra, fortementerelacionado aos trabalhos realizados por K. Pearson e A. Fisher, sobre problemas agronômicos.

INTRODUÇÃO

Essa verdadeira revolução no modo de pensar afetou todas as áreas do conhecimento e é, hoje, uma disciplina autônoma, motivo de um grande número

de estudos e publicações, obrigatória em muitos cursos do ensino oficial.

A Estatística pode ser uma ciência, mas nós a trataremos como uminstrumento

auxiliar a todas as ciências, pois não possui um objetivo próprio, por isso pode ser
usada por qualquer pessoa que saiba manipular números: médico, enfermeiro, fisioterapeuta, etc.

Bioestatística: É um conjunto de técnicas ou processos que permite observar, descrever numericamente e analisar fatos numéricos nas ciências da vida.

HISTÓRICO • A palavra estatística provém do latim“status” (estado). • 3.000 anos Antes de Cristo já se faziam censos na Babilônia, China e Egito. • Na bíblia, no velho testamento, verifica-se que Moisés recebeu uma instrução para fazer um levantamento dos homens de Israel que estavam aptos a guerrear. • No ano de 1.085, Guilherme, o Conquistador ordenou que se fizesse um levantamento das terras (proprietários, uso das terras, empregados, animais)da Inglaterra para fins de lançamento de impostos e obrigação militar.
• século XV foi publicado na Europa um manual estatístico.

• No século XVII ganhou destaque na Inglaterra a partir das
Tábuas de Mortalidade, a aritmética política, de John Graunt, que constituiu de exaustivas análises de nascimentos e mortes. • inferências sobre uma população - R. A. Fisher, durante o século XVII, um dosmarcos mais importante para o desenvolvimento da ciência.

APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA

Ciências sociais - Karl Pearson - grandes amostras obtidas em estudos biológicos e antropológicos distribuição de Qui-quadrado. (Qui Quadrado, simbolizado por c2 é um teste de hipóteses que se destina a encontrar um valor da dispersão para duas variáveis nominais, avaliando a associação existente entrevariáveis qualitativas. Ex: probabilidade da moeda cair cara ou coroa as ser lançada).

Ciências naturais - Gosset - desenvolveu a teoria de pequenas amostras (distribuição de Student ou

de t).

APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA Economia

- Demanda, suprimento, produção e consumo.
- Os administradores de empresas utilizam os balanços (relatórios estatísticos precisos da posição econômico-financeiranum certo instante) para a tomada de

decisões.
- O governo utiliza os índices de inflação que refletem as variações de médias dos preços de determinado conjunto de produtos num certo intervalo de tempo.

Indústrias e empresas - Análise e controle estatístico - produção, compra, venda e ou consumo de mercadorias - tomada de decisões administrativas.

Experimentação - Planejamento correto deexperimentos, análise de dados e uma grande precisão na obtenção das conclusões.

CONCEITOS BÁSICOS Estatística:

1- é o conjunto de técnicas que se ocupam com a coleta, organização, análise e
interpretação de dados. 2- é o conjunto de métodos de obtenção e utilização de informações, para auxiliar a tomada de decisões em uma situação prática envolvendo certeza.

Fenômeno estatístico:...
tracking img