Most

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2.9 Método de medição de tempos MOST®
Zandin (1990) apresenta em seu livro, “MOST® Work Measurement System”, o método alternativo de medição de tempos que sucedeu as técnicas do MTM (Methods Time Measurement) a partir de 1975 nos EUA. O método consiste em uma técnica orientada ao movimento do objeto ao se deslocar de um referencial ao outro, livre no espaço com sua trajetória restrita apenaspela resistência do ar, ou então restrito em apenas uma direção, no caso de contato com uma superfície.
O método MOST® classifica qualquer tipo de movimento em geral, controlado, ou então em movimento combinado de ambos. O uso de ferramentas manuais é analisado através de uma seqüência de eventos da ferramenta na execução da tarefa e que pode ser descrita como uma combinação dos dois movimentosgeral e controlado. Os modelos descritos no MOST® são representados por uma seqüência de atividades durante o movimento do objeto utilizando parâmetros específicos. A cada parâmetro é associado um índice igual ou múltiplo de 10 que representa uma resistência a ser vencida ou grau de dificuldade para executar determinada ação. Os parâmetros com os respectivos índices de cada movimento estão descritosnas tabelas do Anexo 1.

44
No movimento geral, a seqüência de atividades consiste respectivamente na obtenção do objeto, movimentação do objeto para colocá-lo no local de destino e retorno à origem. A seqüência de parâmetros do MOST® que descreve esta atividade é: [ A B G A B P A ], em que o parâmetro A representa uma ação de distância horizontal a ser vencida para se ganhar controle doobjeto, B diz respeito ao movimento vertical de membros do corpo que demonstram hesitação ou pausa ao se apanhar um objeto, G identifica variadas formas de se obter o controle do objeto (simultâneo ou não, coleta, pega, etc.) e o parâmetro P que está relacionado à disposição do objeto no local de destino (deixar de lado, colocar com cuidado, precisão, etc.). O parâmetro A final descreve o retorno doobjeto à posição de origem. O somatório dos índices da seqüência define a unidade que o método MOST® utiliza para quantificar o tempo gasto na execução da atividade e que é chamado de TMU (Time Measurement Unit). Logo, 1 TMU = 0,00001 hora = 0,0006 minutos = 0,036 segundos, ou seja, 1 hora = 100.000 TMU, 1 minuto = 1.667 TMU, 1 segundo = 27,8 TMU.
As atividades do movimento controlado estãorelacionadas à movimentação do objeto sobre uma trajetória conhecida e retorno à posição de origem. A seqüência que descreve a atividade é: [ A B G M X I A ]. O parâmetro M indica o tipo de movimento (empurrar, arrastar, pivotar, movimento de manivela, etc.), o parâmetro X representa a duração do tempo gasto na execução da ação, enquanto o parâmetro I indica a orientação do objeto seguido dealinhamento de um ou mais pontos.
A seqüência do MOST® empregando o uso de ferramentas manuais é descrita por atividades de obtenção da ferramenta, posicionamento, uso, liberação e retorno da ferramenta à posição inicial como segue na seqüência: [ A B G A B P (F L C M T) A B P A ]. Neste caso, (F L C M T) descreve o uso da ferramenta seja ela para apertar - Fasten, afrouxar - Loosen, cortar - Cut, medir -Measure, registrar ou inspecionar -Think, uma atividade qualquer.
O método MOST® registra o devido parâmetro, bem como o índice a ser empregado em determinada atividade e reflete um nível de performance de 100 % considerando um

45
operário bem treinado e em perfeita condição de saúde para executar sua tarefa. Percentuais de tolerância relacionados à fadiga, paradas de serviço para execuçãode necessidades fisiológicas, etc., são parâmetros considerados a parte no método e podem ser aplicados como fator de correção para o cálculo do tempo padrão de cada operação a critério do usuário. O tempo padrão da operação é o tempo calculado empregando os parâmetros do método adicionados do fator de tolerância. Neste texto, foi considerado um fator de tolerância de 15%...
tracking img