Bioeletricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Na última década do século XVIII, o mundo estava prestes a iniciar uma revolução, tanto na sociedade quanto na ciência. O estudo do cérebro e da mente não era exceção. Um novo paradigma estava em gestação: a eletricidade estava substituindo a mecânica de uma vez por todas como a principal explicação física para a função do sistema nervoso.
Até aquela época, o principal modelo da função cerebralera baseado nas idéias de René Descartes (1596-1650), um dos maiores filósofos ocidentais de todos os tempos. Ao analizar fenômenos simples, como o movimento involuntário que ocorre em um membro quando alguém queima sua mão ou pé em uma chama, Descartes propôs a idéia do arco reflexo, e corretamente identificou seus componentes: a sensação de dor, a condução da mesma pelos nervos que levam aosistema nervoso central, os nervos motores sendo excitados e finalmente os músculos que são responsáveis pela açào. Ele também reconheceu a importância da representação mental do mundo externo no cérebro. Ele escreveu: "A chama que queima a mão é transmitida pelo sistema nervoso até o cérebro como um estímulo, o qual atormenta o homem na forma de uma pequena chama."
Entretanto, ao propor um mecanismopara esta seqüência, Descartes era constrangido pelo conceito medieval de que o sistema nervoso era um conjunto de tubos hidráulicos. Influenciados por Aristóteles e Galeno (129-199 BC), os sábios daquela época achavam que a matéria cerebral era menos importante que os seus ventrículos, os quais se imaginava que fosse uma espécie de reservatório de fluidos e a séde da mente racional. De acordocom o autor Stephen Jones (The Brain Project), Galeno expandiu a teoria dos humores dos gregos antigos, e a combinou com o modelo aristotélico da alma, propondo que "o cérebro era a séde da alma racional. Ele recebia espírito vital vindo do coração, e o misturava com o humor sangüíneo. O cérebro separava então o espírito animal dessa mistura e o armazenava nos ventrículos cerebrais, distribuindo-opara todo o corpo através dos nervos. Este fluido viajava através dos nervos, aos músculos e órgãos, de maneira a controlar todas as atividades corporais. A alma racional era considerada a responsável pela imaginação, pelo raciocínio e pela memória."
Descartes propôs que os nervos conduziam o estímulo até o cérebro graças a uma onda de propulsão do fluído em seu interior oco. Bombeados com essefluido, os músculos se inflavam, levando à contração. Sua inspiração eram as maravilhosas fontes de Versailles. Ele escreveu em seu livro, Traite de l'Homme (1664): "E verdadeiramente podemos comparar muito bem os nervos da máquina que estou descrevendo aos tubos dos mecanismos das fontes; seus músculos e tendões a vários outros motores e molas que servem para mover esses mecanismos; e seusespíritos animais à água que os movimenta; sendo que o coração é a sua fonte, e as cavidades do cérebro, seu encanamento principal de água. "
Como Descartes era apenas um filósofo, e não um cientista experimental, ele não se preocupou em checar se tudo aquilo era verdade! No entanto, experimentalistas como o anatomista inglês Thomas Willis (1621-1675), também acreditavam no modelo hidráulico, pois emboraeles fossem capazes de dissecar o cérebro com grande grau de detalhe, eles não conseguiam enxergar ou medir as suas funçòes. Por exemplo, ele especulou que se o cérebro parasse de receber sangue pela bomba cardíaca, então "a função nervosa cessaria, porque os espíritos vitais não conseguiriam alcançar os ventrículos para que o sangue seja convertido aos espíritos animais essenciais."
A existênciateórica de um fluido orgânico energético, diferente da água, era especulado por muitos filósofos e naturalistas da época (final do século XVII). O grande gênio científico Sir Isaac Newton escreveu em Principia Mathematica (1687) que "existe um espírito certamente muito sutil que preenche e se esconde em todos os corpos maiores," e que "todas as sensações são excitadas, e todos os membros do...
tracking img