Bilinguismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com as abordagens estudadas até aqui, acredito que o bilinguismo é a mais indicada nesta questão pois, propõe que o surdo comunique-se fluentemente nasua língua materna (língua de sinais). No entanto, concordo que o desenvolvimento cognitivo, afetivo, sócio-cultural e acadêmico das crianças surdas não dependenecessariamente de audição, mas sim do desenvolvimento espontâneo da sua língua. Visto que a língua de sinais propicia o desenvolvimento linguístico e cognitivoda criança surda,e isso facilita o processo de aprendizagem, serve de apoio para a leitura e compreensão.
Diante do quadro observado a respeito das abordagensde ensino,o bilinguismo, é mais do que o uso de duas línguas. É uma filosofia educacional que implica em profundas mudanças em todo o sistema educacional parasurdos. Dessa forma,a educação bilíngue consiste, em primeiro lugar, na aquisição da língua de sinais, sua língua materna. Lacerda & Mantelatto (2000) afirmamque “o bilingüismo visa à exposição da criança surda à língua de sinais o mais precocemente possível, pois esta aquisição propiciará ao surdo um desenvolvimentorico e pleno de linguagem e, conseqüentemente, um desenvolvimento integral”. A comunidade dos surdos está inserida na grande comunidade de ouvintes que, por suavez, caracteriza-se por fazer uso da linguagem oral e escrita.
O Bilinguismo é, portanto, a forma de ensino com a qual o surdo poderá assumir sua identidade comotal e que permitirá que ele consiga comunicar-se com a sociedade ouvinte através da linguagem escrita e, se o surdo desejar, por meio da linguagem oral, também.
tracking img