Bilinguismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Lívia Mortinho; Márcia Alves; Rosangela Alves
Paola Soria; Thaize Rodrigues

O que é o bilinguismo? Como ele auxilia na construção da identidade do Surdo?
Em finais da década de 1970, com baseem conceitos sociológicos, filosóficos e políticos surgiu a "Proposta Bilíngue de Educação do Surdo". Essa proposta reconhece e baseia-se no fato de que o surdo vive numa condição bilíngue ebicultural, isto é, convive no dia a dia com duas línguas e duas culturas:
1. a língua gestual e cultura da comunidade surda do seu país;
2. a língua oral e cultura ouvinte de seu país.
Numaabordagem educacional, o bilinguismo baseia-se no reconhecimento do fato de que as crianças surdas são interlocutoras naturais de uma língua adaptada à sua capacidade de expressão. Assim sendo, acomunidade surda propõe que a língua gestual oficial do seu país de origem lhes seja ensinada desde a infância como primeira língua. Reconhece ainda o fato de que a língua oral oficial do seu país não deveser por ela ignorada, mas sim, ensinada como segunda língua. Os bilinguístas defendem que a língua gestual deve ser adquirida, preferencialmente, pelo convívio com outros Surdos mais velhos, quedominem a língua gestual.
Os autores ligados ao Bilingïsmo percebem o surdo de forma bastante diferente dos autores oralistas e da Comunicação Total. Para os bilingüistas, o surdo não precisa almejaruma vida semelhante ao ouvinte, podendo assumir sua surdez.  Eles entendem que a língua é uma importante via de acesso para o desenvolvimento do surdo em todas as esferas de conhecimento, propiciandoa comunicação do sujeito com surdez com os seus pares e com os outros sujeitos, dando suporte ao pensamento e estimulando o desenvolvimento cognitivo e social.
De acordo com Sacks (1998, p. 44)
Alíngua de sinais deve ser introduzida e adquirida o mais cedo possível, senão seu desenvolvimento pode ser permanentemente retardado e prejudicado, com todos os problemas ligados à capacidade de...
tracking img