Bhopal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acidente Químico Mortal - Bhopal
























SÃO PAULO
2012












Acidente Químico Mortal - Bhopal








Trabalho realizado como exigência parcial para obtenção do grau de bacharel em Engenharia de Ambiental/Elétrica, sob a orientação da professora Ms. Marta CamilaMendes de Oliveira Carneiro









SÃO PAULO
2012


RESUMO


Na madrugada entre dois e três de dezembro de 1984, 40 toneladas de gases letais vazaram da fábrica de agrotóxicos da Union Carbide Corporation, em Bhopal, Índia. Foi o maior desastre químico da história. Gases tóxicos como o isocianato de metila e o hidrocianeto escaparam de um tanque durante operações de rotina. Osprecários dispositivos de segurança que deveriam evitar desastres como esses apresentavam problemas ou estavam desligados.
Estima-se que três dias após o desastre 8 mil pessoas já tinham morrido devido à exposição direta aos gases. A Union Carbide se negou a fornecer informações detalhadas sobre a natureza dos contaminantes, e, como conseqüência, os médicos não tiveram condições de trataradequadamente os indivíduos expostos. Mesmo hoje os sobreviventes do desastre e as agências de saúde da Índia ainda não conseguiram obter da Union Carbide e de seu novo dono, a Dow Química, informações sobre a composição dos gases que vazaram e seus efeitos na saúde.
Infelizmente, a noite do desastre foi apenas o início de uma longa tragédia, cujos efeitos se estendem até hoje. A Union Carbide, dona dafábrica de agrotóxicos na época do vazamento dos gases abandonou a área, deixando para trás uma grande quantidade de venenos perigosos. A empresa tentou se livrar da responsabilidade pelas mortes provocada pelo desastre, pagando ao governo da Índia uma indenização irrisória face gravidade da contaminação.
Hoje, bem mais de 150.000 sobreviventes com doenças crônicas ainda necessitam de cuidadosmédicos, e uma segunda geração de crianças continua a sofrer os efeitos da herança tóxica deixada pela indústria.
Palavras-chave: Bhopal, Desastre, Mortes.

SUMÁRIO


Introdução 04
1. A TRAGÉDIA 05
1.1 DIA SEGUINTES08
2. SOBREVIVENTES 09
2.1 SEQUELAS DO ACIDENTE 10
3. HISTÓRICO DA EMPRESA UNION CARBIDE CORPORATION 11
4. ATENÇÃO TOTAL PARA EVITAR OUTRO ACIDENTE12
5. JUSTIÇA PARA BHOPAL 13
5.1 IMPUNIDADE 14
6. CONTAMINAÇÃO NA FABRICA E AREDORES 14
7. O PAPEL DO ENGENHEIRO NO ACIDENTE AMBIENTAL16
8. CONCLUSÕES 17
9. REFERENCIAS BIBILOGRÁFICAS 17


introduçÃO
No dia 3 de dezembro de 1984, mais de quarenta toneladas de gases letais vazaram da fábrica de agrotóxicos da Union Carbide Corporation, na cidade de Bhopal, Índia.
Foi omaior desastre químico da história da Índia. Gases tóxicos como o ISOCIANATO DE METILA E HIDDROCIANETO escaparam de um tanque. Foi verificado que os precários dispositivos de segurança que deveriam evitar desastres apresentavam problemas ou estavam desligados.
Após três dias após o acidente estima-se que 8 mil pessoas já tinham morrido devido à exposição direta aos gases tóxicos e mortais.  A...
tracking img