Viscose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Simbologia têxtil: CV

A Viscose foi descoberta em 1891, por Cross e Bevan ao desenvolverem um novo processo de produção de fibras têxteisartificiais que consistia no mesmo processo de execução da seda artificial, mas em solução alcalina. Começou a ser produzida para fins comerciais em 1910 pela American Viscose Company – empresa norte-americanaassociada à Samuel Courtaulds and Co., Ltda, primeira produtora do Liocel – e os níveis de produção mundial atingiram o auge já nos anos 40. Contudo a sua exploração estagnou a partir dos anos 60. A fibra de viscose é produzida a partir de um elemento natural, o línter de algodão. Tratase de uma fibra regenerada obtida através da dissolução das fibras de material celulósico .  Foi a primeirafibra artificial.  É fabricada na forma de filamento contínuo e de fibra cortada.


Formação da celulose alcalina

Banho de ácido sulfúrico e sulfato de soda.

Alongamento

Formação doxantato de celulose

Fieiras.

Formação do fio de viscose

Formação do liquido viscoso(viscose).

Eliminação das bolhas.

Filtragem.

Amadurecimento.



Rayon viscose = Rayon +Viscose

A frisagem é uma operação física que visa dar às fibras ondulações, sem as quais estas fibras não poderiam ser usadas nas máquinas de fiação desenvolvidas para o algodão.  Forma circular emdentes de serra.  Brilho característico.


Crepe de Viscose: Fio de filamento de viscose, excessivamente torcido. Fios Fiados de Viscose: O filamento de viscose pode ser cortado em comprimentosdesejados e processados em fiações apropriadas para algodão, lã ou Linho.  · Fio de Fibra Curta: Fio processado em fiação própria de algodão. A fibra é mais fina e sedosa e o tecido tem um toque muitomacio, utilizado na produção de artigos conhecidos por cidélia, lazinha, etc.  · Fio de Fibra Longa: Fio processado em fiação própria para lã ou linho. A fibra mais grossa e mais rígida do que...
tracking img