Benchmarking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Benchmarking

Disciplina: Organização Sistema e Métodos II

Professor: Walter Justus

Alunas: Cecília Luli
Cintia Nunes
Larissa Macedo
Lorena Silva
Kátia Vanessa

Brasília 14 de Março de 2011

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é, em primeiro lugar, oferecer algum conhecimento sobre Benchmarking: histórico, o que é? - como é aplicado? Onde é aplicado? E quais osresultados e benefícios obtidos por sua aplicação?
Para melhor entendimento, o grupo exemplifica a prática de benchmarking através de um case de sucesso na área de gerenciamento de projetos.
Entretanto, não se pretende, com isso, esgotar o tema e nem o conhecimento sobre o mesmo.

ANTECEDENTES HISTÓRICOS:

A necessidade de avaliar o desempenho das empresas de forma comparativa esistemática, procurando identificar e atuar nos fatores de sucesso e de insucesso, fez com que se desenvolvesse uma nova ferramenta de gestão (metodologia) conhecida por Benchmarking.
Inicialmente, é nos EUA que o benchmarking ganha expressão, individualidade e notoriedade, atribuindo-se à Rank Xerox Corporation o pioneirismo na introdução da prática de Benchmarking. Posteriormente, outrasorganizações destacaram-se ao aplicar com sucesso o Benchmarking, entre as quais destacamos: Ford Motor Company, Alcoa, Millken, AT&T, IBM, Johnson & Johnson, Kodak, Motorola e Texas Instruments, tornando-se quase obrigatório para qualquer organização que deseje melhorar os seus produtos, serviços, processos e resultados.
Do Benchmarking, podem beneficiar as empresas, independentemente dadimensão, dos seguintes setores de atividade (comércio; indústria; prestação de serviços às empresas; construção; logística e transportes, ou seja, aplica-se a quase todas as empresas) ou entidades da envolvente empresarial, como ferramenta de apoio ao aconselhamento às empresas suas clientes.

SIGNIFICADO:

Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços eprocessos de trabalho das organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhoria na organização que está realizando (ou monitorando) o benchmarking.
De todas as definições encontradas sobre Benchmarking, destacam-se duas:
• O benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão paramelhorar desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência. Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente "performance" empresarial.

• Habitualmente, um processo de benchmarking arranca quando se constata que a empresa está a diminuir a sua rentabilidade. Quando aaprendizagem resultante de um processo de benchmarking é aplicada de forma correcta facilita a melhoria do desempenho em situações críticas no seio de uma empresa.

Ou, ainda, uma definição mais sintética, mas igualmente objectiva: Processo contínuo e sistemático que permite a comparação das performances das organizações e respectivas funções ou processos face

PROCESSO DE BENCHMARKING

Dentreas diversas abordagens de Benchmarking apresentadas a mais completa é aquela que descreve este processo como sendo uma avaliação contínua das operações correntes na respectiva unidade de negócios, comparação com as práticas vigentes naquelas empresas consideradas como detentoras dos melhores processos e conseqüente aplicação do conhecimento assimilado através de tal estudo para o delineamento deplanos, visando atingir o nível de excelência praticado por estas empresas consideradas como líderes.
O processo de Benchmarking é composto das seguintes fases:

Planejamento. Consiste na definição da concorrência, na identificação das categorias de informação a serem pesquisadas e da metodologia mais adequada para sua coleta.
Análise. Auxílio no entendimento dos pontos fortes da...
tracking img