Benchmarking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Benchmarking

Pedro Sousa Nº 12048
Vítor Lopes Nº 12075


Índice
Introdução 4
Análise introdutória 5
Definição de Benchmarking 5
Evolução da história da Qualidade e aparecimento do Benchmarking 6
Objectivos 9
Dicotomia Benchmarking/Sistema de Gestão da Qualidade 10
Tipos de Benchmarking 11
Benchmarking interno 12
Benchmarking Competitivo 13
BenchmarkingFuncional 13
Benchmarking Genérico 14
O Processo de Benchmarking 14
Planear o Estudo, o que deve ser estudado! 17
Recolha de Dados 20
Análise dos Dados 22
Adaptar e Melhorar 23
Questões relativas à utilização do Benchmarking? 24
Descodificar o Benchmarking 26
Precursor do Benchmarking 27
(caso Xerox) 27
Vantagens do Benchmarking 33
Boas Práticas do Benchmarking 35
BENCHMARKING NAICL 35
Junaman 36
Conclusões e recomendações 41
Bibliografia 43

Introdução

No âmbito da disciplina de Gestão da Qualidade, foi-nos pedido a execução de um trabalho teórico-prático sobre uma determinada matéria, de entre várias, e das quais escolhemos desenvolver a temática das práticas do Benchmarking, como ferramenta de uma estratégia de Gestão da Qualidade.
O benchmarking é ummétodo cada vez mais usado pelas empresas que procuram aumentar e melhorar o seu desempenho no mercado. Estas empresas são por vezes multinacionais tais como a Nissan e Xerox, outras são pequenas empresas. Porém após um estudo de Benchmarking, todas elas reconhecem que o aumento da sua rentabilidade e crescimento no mercado tem como consequência uma melhor compreensão de como um negócio é executado.Análise introdutória
Definição de Benchmarking
Existem várias definições de benchmarking. Por exemplo:
“Benchmarking é o processo contínuo e sistemático que permite a comparação das performances das organizações e respectivas funções ou processos face ao que é considerado "o melhor nível", visando não apenas a equiparação dos níveis de performance, mas também a sua ultrapassagem". (IAPMEI)A sua utilização consiste na medição de processos de negócio de uma determinada organização e compará-los com os de organizações líderes em qualquer parte do mundo, com objectivo de procura das melhores práticas e obter informação, que irá ajudar a organização a implementar acções para melhorar a sua performance.
A essência deste instrumento parte do princípio de que nenhuma empresa é a melhor emtudo, o que implica reconhecer que existe no mercado quem faz melhor do que nós. Habitualmente, um processo de benchmarking arranca quando se constata que a empresa está a diminuir a sua rendibilidade. Quando a aprendizagem resultante de um processo de benchmarking é aplicada de forma correcta facilita a melhoria do desempenho em situações críticas no seio de uma empresa.

O Benchmarkingpermite assim às empresas:
- Avaliar o seu desempenho, comparativamente a um grupo ou sector de actividade; 
- Planear o futuro,  definindo e projectando acções que devem ser prioritárias, em função da identificação de pontos fortes e fracos.

Evolução da história da Qualidade e aparecimento do Benchmarking

O nascimento do Benchmarking advém da necessidade com que as pessoas se depararam deprocurar desenvolver ferramentas e instrumentos que os levassem a um nível cada vez mais alto de performance, isto é, a melhoria contínua em todos os campos que influenciam os planos, acções, tomadas de decisão e obtenção de resultados dentro da esfera das organizações.
O desenvolvimento através dos tempos do conceito do Benchmarking tem de ser compreendido com base na evolução da Qualidade.
Osprimeiros passos da temática da Qualidade surgiram na Idade Média, em que as associações começaram a preocupar-se em analisar a qualidade do desempenho do trabalho efectuado pelos artesãos, de forma a garantir um patamar razoável.
Em meados do século XVIII, com o inicio da Revolução Industrial, houve uma mudança nos processos produtivos que enveredaram pelo caminho de um maior uso de maquinaria,...
tracking img