Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA
Francisca Mara Sales Negrâo
FAVA, Rubens. Administração: ciência, técnica ou arte.
Disponível em:http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/administração-ciencia-tecnica-ou-arte acesso em 16 set de.2010

Rubens Fava Formado em Ciências Econômicas e Administração com ênfase em marketing. Mestre em Administração pelo ESADE de Barcelona ES e doutorando emEngenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina- USFC.
O autor inicia seu texto fazendo uma critica aos administradores [...] Hoje existem muitos administradores que não tem a menoridéia do que vem a ser administração[..].
O autor cita que administração é uma ciência e tem como complemento a técnica. (pág 01)
Para Fava ciência significa: Conhecer, compreender, enfim, explicara realidade. Ele não cria objeto e coisas. O objeto da ciência é algo real, a ciência procura conhecer e explicar algo que já existe, busca o conhecimento e a explicação das coisas.
Fava fala daquantidade de livros que é publicado na área da administração.
E complementa que a técnica significa, através de normas e procedimentos, transformar a realidade de um objeto ou coisas, neste sentido,podemos dizer que a técnica é a complementação da ciência.
Concordo com o autor quando ele afirma que a administração é antes de tudo uma ciência que estuda as organizações a fim de compreender seufuncionamento, sua evolução e seu comportamento.
Na concepção de Fava a administração não é arte, porque a arte é idéia, é inspiração, ela não procura transformar coisas e objetos, apenas procura captaruma realidade.
Discordo com o autor, pois, em minha opinião a administração é uma arte, onde exercer a atividade com sucesso é uma verdadeira obra-prima.
O autor tem como objetivo no textoesclarecer o que significa administração para ele.
Por fim Fava finaliza seu raciocínio explicando que muitos de nossos problemas não estão no mundo das coisas, mas entre as pessoas e que eles não podem...
tracking img