Behaviorismo aplicado as empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. BEHAVIORISMO APLICADO ÀS EMPRESAS
Um importante behaviorista foi B.F.Skinner. A sua linha de pensamento ficou conhecida como Behaviorismo Radical, termo cunhado pelo próprio Skinner em 1945,para designar a ciência do comportamento por meio de análise experimental do comportamento. Este behaviorismo é radical na medida que nega os status mentalistas como determinantes de condutas.
2.Motivação: Em uma organização, o behaviorismo pode se perceber quanto a parte de motivação, como quando o indivíduo trabalha porque necessita, porque tem família, prover a si mesmo, água, alimento, ouainda seguir a filosofia da empresa que no mundo corporativo é conhecido como “ Cultura Organizacional”, que define os valores da empresa, motivos pelo qual foi fundada, porque produz e como produz.Reforçadores culturais afetando comportamentos individuais/grupais. Uma organização interessada em motivação pessoal, deve manejar intervenções em todos os níveis de determinantes do comportamento, demodo a promover e manter o comportamento dos seus funcionários.
3. Estudo de Psicopatologias do Trabalho: Um exemplo que podemos dar é o “burnout”, um padrão de comportamentos e sentimentos,quando a pessoa está sujeita a grande stress que ultrapassem o seu limite de enfrentamento. Uma das conseqüências de um estado de burnout crônico é o da barreira imposta entre o profissional e o trabalho.Ao pensar em um comportamento patológico em uma análise do comportamento é sinônimo de pensar em um comportamento NORMAL/NATURAL, pois foi adaptado pelo organismo a uma gama de contigências X, mas queé inadequado e pode causar sofrimento ao organismo que se comporta, sendo aqui, a parte que entra o psicólogo. Quando se refere ao termo “psicopatologia” que há de receber tratamento psicológico, éreferido ao organismo que está sofrendo e merece intervenções para melhorar a qualidade de vida.
4. Práticas em Subsistemas de RH: A técnica mais conhecida de abordagem comportamental no campo...
tracking img