Barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 118 (29451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS

BARROCO: A ARTE DA DUALIDADE

PAULO GILBERTO B. FLORENCE JR. Orientador. Nestor Candi

PORTO ALEGRE

PAULO GILBERTO B. FLORENCE JR

BARROCO: A ARTE DA DUALIDADE Monografia apresentada ao Centro Universitário Ritter dos Reis para aprovação no Curso de Graduação em Design Gráfico sob a orientação do Prof ° Nestor Candi.

PORTO ALEGRE 2011 RESUMO Movimento artístico e filosófico que surge com o conflito entre a Reforma Protestante e a Contra Reforma. Seu objetivo era propagar a religião através de uma arte de impacto, sinuosa, enfeitada ao extremo. Arte altamente contraditória. A origem da palavra “barroco” é obscura, hipóteses têm sido consideradas mais aceitáveis: “barroco” era o adjetivo que designava certas pérolas de superfícieirregular e preço inferior. De qualquer forma há um valor depreciativo na palavra, que durante muito tempo foi usada para indicar uma arte e uma literatura bizarra, extravagante. Palavras chaves: Reforma Protestante, Contra Reforma, arte, barroco, contraditório, literatura, religião, esculturas, Aleijadinho, ciclo mineiro, arte missionaria.

BARROCO (1601 - 1768) 1. ORIGENS E CARACTERÍSTICAS DOBARROCO O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, obarroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII. O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso naEuropa. A arte barroca surge neste contexto e expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento. 2. PAINEL HISTÓRICO-CULTURAL DO BARROCO 2.1. PANORAMA HISTÓRICO Na Europa O estilo barroco é de origem controvertida. Pode ter nascido na Itália, mas criou raízes na Espanha entre poetas e pintores do século XVIII.A literatura barroca chega a Portugal em um período marcado por grandes tensões e mudanças. Portugal e Espanha tinham um único rei. Com o desaparecimento de D. Sebastião (rei de Portugal), Felipe II torna-se herdeiro do trono e consolida a unificação da Península Ibérica. Surge, então, o mito do Sebastianismo, crença segundo a qual os portugueses achavam que D. Sebastião não morrera na batalha deAlcácer-Quibir, na África, e voltaria em breve para retomar o trono português. Além disso, nessa época, Portugal atravessa uma série crise econômica. O comércio com as especiarias orientais decai e a economia portuguesa declina, uma vez que os lusos não contam com as riquezas das colônias conquistadas. O século XVII apresenta a reação da Igreja contra as idéias do antropocentrismo difundidas peloRenascimento e contra a Reforma Protestante, solidificada na Inglaterra, Holanda e regiões do Reno e do Báltico. Esta reação da Igreja, na tentativa de recuperar seu poder, chamou-se Contra-Reforma. Foi um movimento caracterizado pela censura de textos e idéias, com decisões elaboradas a partir do Concílio de Trento, ocorrido em 1545 a 1563. A unificação da Península Ibérica dá condições àCompanhia de Jesus de combater com mais vigor as idéias da reforma protestante. O ensino passa a ser atribuição dos jesuítas. Qualquer avanço no campo científico-cultural passa pela censura eclesiástica. Tudo isso fez com que a Península Ibérica não acompanhasse o progresso científico da Europa. Portugal manteve-se alheio às idéias de Galileu, Copérnico, Newton e Descartes. Entre essas descobertas...
tracking img